Macaco-de-cheiro
O macaco-de-cheiro é um primata pequeno com um corpo de aproximadamente 30 cm e 40 cm de cauda. O animal habita regiões tropicais da América do Sul e Central. Muitos pensam que este macaco apresenta um bom cheiro, até pelo seu nome, mas é justamente o contrário que acontece.
O animal quando urina, acaba encharcando a sua cauda e isto faz o macaco levar este nome. Além desta característica inusitada, o macaco ainda limpa seu próprio pelo, diferentemente da maioria dos primatas que são ajudados por parceiros. Ele usa o dedão do pé para pentear o ombro e o resto do corpo ele penteia com as mãos.
Macaco-de-cheiro possui uma cauda de quase 40 cm
Seu corpo tem pelos curtos, espessos e macios, de cor dourada e meio cinzenta, com as patas avermelhadas. Sua característica principal é a mancha preta em volta da boca e a cauda que termina numa ponta preta.
Habitante da floresta amazônica, o animal raramente desce no solo, até para não atiçar os seus predadores. No alto, o animal se alimenta basicamente de insetos e frutas (bagas). Obtém a maioria da água nos alimentos e também consegue água em buracos de árvores e poças no solo. Quando há escassez de frutos, o macaco-de-cheiro bebe néctar.
O macaco-de-cheiro se reproduz apenas uma vez por ano. O período de gestação da fêmea varia entre 152 e 170 dias e ela dá origem apenas a um macaquinho por vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário