quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Defesa Civil e Guarda Municipal recebem equipamentos de brigada de incêndio

Integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública participaram da entrega de equipamentos de combate a incêndio florestal, na Reserva Biológica União, nesta sexta-feira, doados pelo Projeto Mosaico Mico- Leão- Dourado. O secretário Luiz Fernando Shinkado recebeu duas bombas costais rígidas e sete abafadores. Doze guardas municipais fizeram o curso de brigada de incêndio durante uma semana.


Antes da entrega dos equipamentos, o coordenador do Mosaico Mico-Leão- Dourado Rosan Fernandes fez uma palestra explicando as ações e realizações do projeto. Participaram ainda representantes das guardas florestais de Macaé e Rio das Ostras. O instrutor de combate a incêndio da ReBio Kleber Maia explicou sobre a utilização dos equipamentos em eventuais situações de emergência na região.

O curso de combate a incêndio realizado pela Reserva União é aberto ao público e a todos às prefeituras da região. As aulas acontecem durante uma semana ou com carga horária estimada em 40 horas, entre aulas teóricas e práticas. “A Prefeitura de Casimiro de Abreu conta agora com 12 homens devidamente treinados para ajudar a combater eventuais foco de incêndio na mata”, comentou Maia.

De acordo com o secretário de Segurança Pública Luiz Shinkado, o município ainda não conta com uma guarda florestal específica. Esta atividade é dividida por integrantes da Defesa Civil e Guarda Municipal. “Considero que na rotina dos bombeiros, o incêndio florestal é uma das tarefas mais árduas. Gostaríamos que futuramente Casimiro de Abreu possa contar com um serviço exclusivo de combate a incêndios dentro das atribuições da guarda municipal”, comentou.

A mata atlântica é um dos maiores patrimônio naturais de Casimiro de Abreu, que ao lado do município de Silva Jardim compõem o corredor natural para a preservação de espécies animais e vegetais, destacando o mico-leão-dourado. Atualmente no mundo, a mata atlântica é o segundo ecossistema que mais sofre ameaças de destruição e extinção, perdendo apenas para as florestas de Madagascar. A luta pela preservação do mico-leão-dourado é conhecida mundialmente.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se empenha no cultivo e plantio de árvores nativas, preservando assim os recursos naturais que também são atrativos turísticos para a cidade. “O governo Antônio Marcos valoriza o meio-ambiente. Formar parcerias como as da Reserva Biológica União e Associação Mico-Leão-Dourado auxilia nesse trabalho. Estes equipamentos e os treinamentos de guardas municipais serão de grande valia para o município”, conclui o secretário Maurício Paraguassu.

Mais informações sobre o Projeto Mosaico podem ser conferidas no site www.micoleao.org.br. Neste endereço há instruções sobre diferentes práticas de conservação da natureza, destacando a importância da parceria de todas as pessoas da sociedade, órgãos ambientais e prefeituras da região para a sustentação e preservação das reservas naturais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário