domingo, 6 de novembro de 2011

Correr faz muito bem às mulheres

O esporte vai além de perda de peso: promove bem-estar, eleva a autoestima e estimula a superação em todas as fases femininas
O movimento de corredores pelos parques e ruas de todo o País é visivelmente crescente. As mulheres, em especial, têm ajudado a aumentar esse contingente.
O perfil das corredoras é bastante amplo. “Reúne todas as faixas etárias e classes sociais”, atesta Carlos Sampaio, sócio da Spiridon, uma das principais empresas organizadoras de corridas de rua do Brasil, como a Corrida da Mulher, no Rio de Janeiro. Aliás, além dessa prova feminina, outras tantas do gênero vêm sendo realizadas, como o Circuito Vênus, em São Paulo, e o Circuito Mulher, em Goiânia.

A corrida traz saúde, bem-estar e estimula a superação de limites, fazendo a mulher se sentir poderosa
Para sentir o aumento da participação feminina nas corridas, basta conferir números do evento Maratona do Rio de Janeiro – que além da maratona (42 quilômetros) inclui a meia maratona (21 quilômetros) e a Family Run (6 quilômetros).
“Em 2010, dos inscritos na maratona, 14% eram mulheres; na meia maratona tivemos 31% e na Family Run 53%, contra 9%, 29% e 39%, respectivamente, em 2009. São números bem interessantes”, explica Sampaio.
Foco e determinação
Muitas se aproximam do esporte para manter a forma. E com um pouco de dedicação, o objetivo é alcançado.
“A corrida é uma excelente atividade aeróbica e promove grande queima calórica”, diz o treinador Marcos Paulo Reis, diretor da MPR Assessoria Esportiva, de São Paulo.
Para ele, a mulher conta ainda com uma característica muito importante que a faz se destacar: a determinação. “Logo ela está avançando nas distâncias e melhorando seus tempos. Como não se fortalecer com isso? Essa garra a mulher acaba levando para outras situações da sua vida”, garante o treinador.
“Os maiores desafios ao começar a correr são: ir além dos primeiros passos e conciliar filhos, obrigações domésticas, trabalho e cobranças”, diz a treinadora Eliana Reinert, técnica da equipe de atletismo associativo do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, que também comanda o Projeto Correr Mulher, com orientações específicas ao sexo feminino.
“Elas têm solicitações, expectativas e objetivos diferentes dos homens. Precisam de um olhar e um treinamento diferenciado”.
Mas apesar de ser uma atividade simples e prática, é bom ter alguns cuidados no início. “Devido a uma predisposição maior a osteoporose, a mulher deve fazer uma adaptação mais prolongada que a do homem no esporte. É importante também ficar atenta ao vestuário, usando um bom top para que, literalmente, não sinta o peso dos seios. Por fim, é indicado aliar a corrida com exercícios de fortalecimento”, explica Luciana Toscano, diretora técnica da assessoria esportiva Equipe Toscano, do Rio de Janeiro.

Cruzar a linha de chegada fortalece corpo e alma
Derrubando mitos
Correr faz muito bem às mulheres. Alguns dilemas, porém, podem deixá-las inseguras na hora de calçar o tênis. Não há o que temer. A seguir, especialistas derrubam os mitos em relação ao esporte.
Correr acelera o envelhecimento?
Não. “O exercício aeróbico irriga a pele e aumenta o tônus muscular, melhorando o aspecto da pele. Estudos provam que o sedentarismo, sim, colabora com envelhecimento”, diz Patrícia Vasconcellos Ferreira, educadora física e gerente geral do Centro de Bem-Estar Levitas, de São Paulo.
“A corrida realizada de forma equilibrada e aliada a boa alimentação e ao descanso só traz benefícios”, completa a treinadora Eliana Reinert.
Corrida faz seios e bumbum caírem?
Não. “Ao começar a correr, você queima gordura corporal e diminui suas medidas. Algumas vezes, devido ao excesso de pele, isso pode dar a impressão de flacidez. Por isso é essencial complementar o trabalho aeróbico com musculação”, aconselha a treinadora Patrícia. É importante ainda usar vestuário adequado - um top reforçado que permita boa sustentação e tênis de acordo com a pisada.
Corrida acaba com a celulite?
Não. Até porque milagres não acontecem. “O esporte, porém, auxilia a eficácia dos tratamentos para a celulite, porque aumenta a irrigação sanguínea”, explica a especialista do Centro de Bem-Estar Levitas.
Na TPM é melhor descansar?
As alterações no período pré-menstrual são diferentes de mulher para mulher. E os sintomas exacerbados da TPM podem levar a queda de rendimento. “Só que correr libera endorfina, substância ligada ao bem-estar. Com isso, muitas vezes conseguimos bloquear as manifestações negativas da TPM. As cólicas e os inchaços também diminuem com o exercício”, diz Patrícia.
Menstruação é empecilho para a corrida?
Geralmente não. “Mas a performance costuma cair em torno de 30% no período. A orientação, portanto, é correr em ritmo leve, no máximo por 40 minutos. Se você conseguir ultrapassar o obstáculo do desconforto inicial, tudo fica bem”, completa Patrícia.
Grávida pode correr?
Como a corrida causa impacto, a atividade só pode ser liberada nesse período pelo médico de confiança da mulher. É importante respeitar seus limites, não exagerar na dose e sentir-se bem com a prática.
Corrida é indicada na menopausa?
Sim, é uma atividade saudável e prazerosa em qualquer fase da vida. “Sabe-se que a cada ciclo de sete anos e principalmente após os 35 anos, a mulher precisa de mais atividade física”, diz Eliana Reinert. Na fase da menopausa e mais adiante, na terceira idade, o impacto da corrida, inclusive, ajuda a fortalecer os ossos e deixar a musculatura mais firme.
“Também pode diminuir os riscos de depressão, tanto pela produção de hormônios do bem-estar, como pelo aspecto social do esporte”, argumenta a educadora física Patrícia. E mais: “a corrida resgata uma capacidade que muitas vezes estava esquecida pela mulher, representa um resgate de energia e motivação”, completa a treinadora do Clube Pinheiros.
Corrida pode provocar incontinência urinária?
Não. “Só se a mulher tiver predisposição. O impacto, em si, não vai desencadear o quadro”, explica Eliana.
Correr pode levar a varizes?
Não. “Varizes são dilatações que dificultam o fluxo sanguíneo. A atividade é benéfica, pois aumenta a circulação”, diz Patrícia.
Correr estimula a libido?
Sim. Além da produção de hormônios do bem-estar, que continuam agindo por algum tempo após a prática esportiva, a corrida renova a energia feminina, ajuda a mulher a conhecer, entender e respeitar melhor seu corpo. “Tudo isso contribui para elevar a auto-estima e, consequentemente, estimular a libido”, argumenta a treinadora Eliana Reinert.
Três dicas para a mulher que quer começar a correr...
Buscar orientação especializada, realizar exames médicos e ser perseverante, colocando objetivos viáveis a médio e longo prazos.
Corrida também traz satisfação à jovem grávida

Nenhum comentário:

Postar um comentário