quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Para lombalgia, tente alongamento e ioga

Aulas semanais de ioga aliviam os sintomas de lombalgia praticamente da mesma forma que sessões intensas e regulares de alongamento, segundo um novo estudo publicado este mês na revista científica Archives of Internal Medicine.
De cada cinco pessoas, quatro sofrerão de lombalgia em algum momento da vida. Os americanos gastam com a dor na região lombar anualmente US$ 50 milhões em medicamentos, fisioterapia e com os custos relacionados.
A prática de exercícios regulares, em particular a musculação, que desenvolve a musculatura do tronco e das costas, pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a função muscular. Entretanto, muitas pessoas evitam realizá-los por medo de que prejudique ainda mais.
A fim de descobrir se ioga é benéfica, pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde Grupal, de Seattle, recrutaram 228 pessoas com lombalgia crônica e as designaram de forma aleatória a realizar aulas de ioga, aulas intensas de alongamento semanais ou participar de um grupo de controle de autoajuda.
Tratamento a base de ioga
Após 26 semanas, os voluntários do grupo que realizou aulas de ioga sentiam-se significativamente menos incomodados com os sintomas do que os do grupo de controle. Além disso, eles relataram melhor desempenho e menos dificuldade na realização de atividades rotineiras diárias como subir escadas e inclinar-se para colocar as meias.
Os participantes do grupo que realizou aulas de alongamento perceberam os mesmos benefícios do que aqueles que praticaram a ioga. Nas medições da função da musculatura, mais da metade dos participantes obteve melhora maior do que 50%, comparadas a pouco mais de um quarto dos participantes no grupo de controle.



Nenhum comentário:

Postar um comentário