sábado, 5 de novembro de 2011

Travesseirinho (pastel) de bacalhau e maçã

Ingredientes

Massa
2 e ½ xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
150 g de manteiga gelada
1 ovo grande levemente batido
¼ de xícara de água gelada
Recheio
2 maçãs ácidas sem casca em cubos miúdos
Suco de ½ limão
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
25 g de manteiga
250 g de lasquinhas de bacalhau bem limpas e dessalgadas por aproximadamente 12 horas
Sal e pimenta-do-reino
1 litro de óleo vegetal para fritar
Modo de Preparo
Para a massa
Numa tigela média, misture a farinha, o fermento, o sal e a manteiga até conseguir uma farofa. Junte o ovo e vá adicionando a água aos pouquinhos e trabalhando até obter uma massa macia que descole das mãos. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos. Para obter um resultado melhor, deixe-a descansar por dois dias.

Para o recheio
Enquanto isso, numa panela média, aqueça a maçã, o suco de limão e uma pitada de sal e mantenha em fogo baixo até que os cubinhos estejam bem macios. Junte o vinagre, aumente o fogo, deixe dourar e reserve.
Em outra panelinha, aqueça a manteiga, junte o bacalhau, misture bem e deixe no fogo por 5 minutos, até que as lasquinhas estejam cozidas. Junte a maçã, acerte o sal e a pimenta e deixe esfriar.
Polvilhe uma superfície com o um pouco de farinha e, com um rolo, abra a massa até ficar com uns 2 mm, a espessura de uma casca de banana, divida em 12 quadrados, coloque uma parte do recheio no centro de cada quadrado, dobre ao meio e pressione as bordas com a ponta de um garfo pra fechar bem.
Numa frigideira grande, aqueça o óleo e frite uns 4 travesseirinhos por vez até que estejam bem dourados e crocantes. Escorra com uma escumadeira e deixe secar por alguns minutos sobre papel absorvente (ou asse no forno a 200ºC, médio-alto, por uns 30 minutos).
Além das duas horas de preparo, considere mais 12h aproximadamente para dessalgar o bacalhau.





Nenhum comentário:

Postar um comentário