A Prefeitura de Casimiro de Abreu e a Associação Comercial e Industrial de Casimiro de Abreu (ACINCA), promoveram audiência comunitária sobre segurança pública, na manhã de segunda-feira (16), no Pavilhão de Esportes. Mais de 300 pessoas participaram. Entre as autoridades presentes, o prefeito Antonio Marcos, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil Luiz Fernando Shinkado, o vereador João Medeiros, representando o Poder Legislativo, o comandante do 32ºBPM Ramiro Campos e o presidente da Acinca Luiz Alberto Craveiro.
Também participaram a coordenadora do CCS Estadual e delegada de polícia civil Edna Pinto Araújo e o delegado titular da 121ª DP Renato Nunes. Um dos temas abordados foi a implantação do Conselho Comunitário de Segurança. “Os conselhos são canais de participação popular para assuntos ligados à segurança pública. Eles podem ser constituídos por AISP, por município, bairro ou comunidade”, disse Edna Pinto.
O comandante do 32º BPM anunciou dados sobre a atuação da Polícia Militar no município nos últimos seis meses. De outubro de 2011 a abril 2012 foram apreendidas sete armas, 68 munições, 964 gramas de maconha, 498 gramas de cocaína, 30 gramas de crack, 24 prisões, dois automóveis recuperados, duas máquinas de caça níqueis apreendidas, uma banca de jogo do bicho fechada, além de 801 cd´s e dvd´s apreendidos.
— Atualmente, Casimiro de Abreu possui 11 policiais militares. Infelizmente, não temos como aumentar este efetivo. Sabemos que não é suficiente, mas este é o maior problema da Policia Militar em todo o Estado do Rio de Janeiro —, disse o comandante e tenente-coronel Ramiro Oliveira Campos.
O prefeito Antonio Marcos anunciou o convênio com o Governo do Estado através do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança). “Este programa é uma medida que permite que os policiais militares possam trabalhar voluntariamente em seu horário de folga mediante gratificação. Os policiais trabalharão fardados, armados, equipados e com as garantias do Estado, atuando em diferentes funções”, explicou.
Entre as atividades dos policiais conveniados, estão oferecer apoio à Guarda Municipal no combate ao comércio irregular, fiscalização de trânsito, combate à perturbação do sossego, e em tudo que o município achar necessário. As viaturas utilizadas terão identificação do Proeis e os policiais usarão braçadeiras especiais.
Antonio Marcos destacou a manifestação popular que aconteceu horas antes da audiência pública. “Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a população sobre o manifesto realizado, pois este ato não pode ter conotação política. Bandido não escolhe opositor ou situação, todos nos somos vitimas” observou o prefeito.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu já demonstrou interesse no programa de reforço à segurança pública do município. De acordo com o prefeito Antonio Marcos, isto significa emprego imediato para mais policiais por dia nas ruas da cidade. “O Proeis ajudará a melhorar a remuneração dos policiais e aumentará o efetivo nas ruas, melhorando a segurança da população”, finalizou. Ele e outras autoridades puderam responder à diversas perguntas e dúvidas da população durante o evento. Espera-se que em breve, seja criado o Conselho Municipal de Segurança Pública. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário