quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade

Ginecologista José Bento esteve presente no programa desta sexta (26).

Ao lado dele, urologista Sandro Esteves falou sobre fertilidade masculinaTer filho não é tarefa fácil: exige cuidados intensos desde o primeiro mês de gestação até, pelo menos, os 18 anos de idade. Alimentação, educação, saúde e vestuário são itens imprescindíveis que os pais devem levar em conta no planejamento familiar.
Mas, muitas vezes, o problema começa bem antes disso – na hora de engravidar. O casal decide que quer ter um bebê, mas não consegue. A ansiedade e o excesso de expectativa atrapalham demais nessa hora. Em vários casos, o único problema do homem e da mulher é psicológico, e não falta de fertilidade.
O ginecologista e consultor José Bento esteve presente no Bem Estar desta sexta-feira (26) para explicar como fatores como estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar na capacidade de concepção. Ao lado dele, o urologista Sandro Esteves comentou as diferenças entre a fertilidade masculina e a feminina.
Os médicos citaram os exames que devem ser feitos e as vacinas que precisam ser tomadas por ambos os pais antes da gravidez. Os especialistas também explicaram como funciona o método Billings, usado para avaliar o muco cervical da mulher.
José Bento recomendou a quem quer ter filhos os três Ps: paciência, perseverança e persistência. Em um mês, segundo ele, as chances de uma mulher normal engravidar varia de 15% a 18%. A partir do 10º dia do ciclo menstrual, já pode haver mais chances de uma fecundação.
A pílula, segundo o ginecologista, não prejudica a fertilidade, e protege a mulher de doenças como endometriose, infecções e cistos no ovário. Além disso, José Bento disse que ter miomas no útero pode impedir a gravidez, dependendo do tamanho e da localização do tumor.
Estresse
O estresse, a pressão e a ansiedade reduzem a testosterona entre os homens, que perdem a libido e complicam a dinâmica do casal. A pressão de ter um filho também atrapalha e aí não só a pressão do casal, mas a da família também.
Obesidade
Está cientificamente comprovado que o excesso de peso diminui a fertilidade. Hoje no Brasil, 50% dos homens em idade reprodutiva estão com sobrepeso e 31% estão obesos. Se o ritmo continuar dessa forma, o país alcançará os EUA, onde metade dos homens em idade reprodutiva é obesa.
A perda da fertilidade entre os obesos está associada à leptina, hormônio produzido pelas células de gordura. Ele pode aumentar a temperatura dos testículos, que precisam estar cerca de 2° C abaixo da temperatura corporal para funcionar. Com esse aquecimento, a produção de espermatozoides fica prejudicada.
Cigarro
As milhares de toxinas presentes no cigarro provocam uma reação de defesa do organismo. O sangue aumenta a produção de glóbulos brancos, que vão para órgãos como pulmão, estômago, intestino e testículos.
Esses leucócitos chegam aos testículos e fabricam os chamados radicais livres, com a intenção de combater as toxinas. Isso afeta o sêmem e destrói os espermatozoides, que são células sem muitas defesas.
Alimentação
Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde e também para a reprodução humana. É importante ter no cardápio todos os tipos de alimentos, além dos que têm função antioxidante, essenciais para combater os radicais livres e preservar a fertilidade.
Frutas vermelhas (morango, uva e tomate), vegetais verde-escuros (rúcula, agrião, brócolis e manjericão) e mamão papaia são ótimas opções.
Exames pré-nupciais
Homens
- Exame de sangue: com sorologia para testar HIV, hepatites B e C e sífilis
- Espermograma: pode ser um indicador de fertilidade, pois mostra a quantidade e a qualidade de sêmen
Mulheres
- Exame de sangue: com sorologia para testar HIV, hepatites B e C, toxoplasmose e sífilis, além de rubéola, que pode gerar má formação no feto
- Exame de fezes: é um bom teste para checar se a mulher tem verminoses
- Exame de urina: a infecção urinária é um problema para quem quer engravidar, porque pode reduzir a fertilidade e até indicar problemas maiores
- Ultrassom dos ovários e do útero: é importante para saber se a mulher tem ovário policístico, mioma, pólipo, endometriose ou alguma alteração anatômica do útero. Ele deve ser feito até o terceiro dia do ciclo menstrual. Esse exame também pode checar a contagem dos folículos, essenciais para a gestação. Se o número estiver menor que seis, é um sinal de que a reserva de óvulos está baixa
Método de ovulação Billings
É uma técnica natural para observar a fertilidade da mulher, por meio do muco cervical. Quando o muco está escorregadio, a chance de concepção é maior. O último dia em que o muco está presente indica o ápice de fertilidade do ciclo menstrual. O método serve tanto para quem quer engravidar quanto para quem não quer.
Ao longo do mês, a mulher percebe um corrimento maior na vulva. O pico de ovulação dura de 3 a 6 dias.
Vantagens
- Ajuda a mulher a conhecer melhor o funcionamento do próprio corpo
- Incentiva o casal a dialogar
- Educa o homem a ter co-responsabilidade
Dicas
- Evitar relação sexual nos dias de forte sangramento da menstruação
- No caso de a mulher não querer engravidar, fazer sexo apenas no período pré-ovulatório e em dias alternados
- Quando a mulher chega ao ápice da ovulação, fica mais lubrificada. Quem quer ter filho deve esperar quatro dias para voltar a ter contato genital e relações





Heloísa Helena sofre crise de asma e é internada

A vereadora e ex-senadora Heloísa Helena (PSol-AL) passou mal por volta das 21h de ontem e virou a noite no Hospítal Geral de Maceió.

Ela teve um crise de asma seguida de taquicardia e pediu para ser levada por amigos ao HGE.
Submetida a exames de sangue, eletrocardiograma e uma tomografia computadorizada, segundo os médicos seu estado não é grave. No entanto, ficará no hospital provavelmente até amanhã.





Trecho duplicado de cromossomo aumenta chances de magreza


Segundo estudo europeu, problemas em um mesmo cromossomo, o 16, estão ligados tanto a magreza excessiva quanto ao sobrepeso
Ano passado um grupo de cientistas europeus descobriu que a perda de uma pequena parte do cromossomo 16, já associada a problemas de aprendizado e sinais de autismo, aumenta brutalmente os riscos de obesidade grave. Em um novo estudo publicado nesta quarta-feira (31) no periódico científico Nature o mesmo grupo mostrou que a duplicação da mesma parte do cromossomo 16 está associada à magreza extrema e também a problemas de desenvolvimento. “Ficamos totalmente surpresos quando descobrimos ano passado que esta conhecida e já descrita deleção [no cromossomo 16] estava associada a uma forma de obesidade não descrita ainda e que era responsável por 0,5% dos casos de obesidade mórbida. E ficamos surpresos ainda quando descobrimos que a duplicação [do mesmo trecho do cromossomo 16], já associada a problemas psicológicos, também está ligada à excesso de magreza”, afirmou ao iG Jacques Beckmann, um dos autores do artigo, do Centro Universitário Hospitalar de Vaudois, em Lausanne, Suíça.
Epidemia de obesidade pode gerar "tsunami" de problemas cardíacos
Obesidade praticamente dobrou no mundo em 30 anos
O estudo é mais uma constatação de que o excesso de magreza não é exclusivamente um fenômeno cultural, mas também genético. “O que demonstramos é que além dos fatores não genéticos há aqueles relacionados aos genes e que eles são muito significativos. Uma criança pode ter um índice de massa corporal muito alto [obeso] ou muito baixo [magreza extrema] não porque damos a ela muita ou pouca comida, mas por conta de seus genes, sem qualquer relação à conduta de seus pais. E enquanto nos casos de obesidade há uma grande preocupação em relação aos fatores genéticos quase nada é conhecido sobre o outro extremo, a extrema magreza. Este estudo começa a construir o caminho para se demonstrar as bases genéticas dela”, explicou Beckmann
Os pesquisadores também constataram que há outras características, além da extrema magreza, relacionadas à duplicação deste trecho do cromosossomo 16. “Outro fator surpreendente foi a variedade de fenótipos […] como circunferência da cabeça, autimo, problemas psicológicos. A questão é: estas características estão todas relacionadas ou seja a mesma mutação é responsável por todas elas ou é mera coincidência”, afirmou Beckmann.





terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ela perdeu 30kg sem cirurgia e hoje usa calça 38


Dentista usou a dieta dos pontos e encontrou auxílio nos Vigilantes do Peso para seguir firme no esforço para emagrecer
Há 4 anos, o maior sonho de Simone Cristine Souza podia ser expresso por apenas um número: 38.
Esse era o tamanho de calça que ela queria vestir, meta que parecia bem longe do manequim 52 que usava na época.
Assim como grande parte das mulheres, a dentista sempre brigou com a balança, mas não se incomodava em estar acima do peso.
“Eu nunca quis me proibir, então continuava comendo e engordando. Me sentia incomodada em ter de deixar de comer alguma coisa”, relata ela, que afirma nunca ter feito dieta. O sentimento, no entanto, mudou em abril de 2007.
No réveillon de 2006/2007, Simone passou dias procurando uma roupa especial para a ocasião. Era difícil encontrar algo bonito e do seu número. Comprou um vestido dentre as poucas opções que viu. Três meses depois, ao tentar usá-lo novamente, a peça não serviu.
“Nesse momento me bateu o desespero e finalmente criei consciência: precisava emagrecer”, relembra.
Por meio de conhecidos, ficou sabendo das reuniões dos Vigilantes do Peso e a curiosidade a levou ao primeiro encontro. De lá, saiu decidida a batalhar para alcançar sua meta inicial: perder 10kg.
“O que me atraiu é que você não é obrigado a nada e nem é proibido de fazer alguma coisa. Não existe 'pode isso, não pode isso'. Eles mostram o que é bom e o que ruim, te dão ferramentas de autoconhecimento, que te ajudam a chegar onde quer. Mas o caminho é você quem deve seguir.”
O sistema utilizado pelos Vigilantes do Peso é a reunião semanal e uma tabela de pontos. Para cada pessoa há uma pontuação que pode ser consumida naquele dia. Como isso será traduzido em refeições é responsabilidade de cada um.
“Se eu quiser comer todos os meus pontos em pizza de quatro queijos no jantar, posso. Mas eles mostram que com essas mesmas calorias eu poderia comer uma infinidades de outras coisas e me sentir mais saciada. Poderia até comer chocolate light, além de uma refeição”, exemplifica.
A característica flexível do programa conquistou Simone, que virou frequentadora assídua, e os temas discutidos ajudaram a transformar sua vida de uma forma global. Os Vigilantes ensinam como comer mais vezes ao dia, como organizar sua cozinha de modo que as tentações não fiquem expostas, como escolher alimentos mais saudáveis, entre outros assuntos sobre reeducação alimentar. Seguindo os conselhos, a dentista conseguiu até emagrecer receitas calóricas como bolos e outros doces.
“Coloco menos açúcar, menos manteiga, prefiro chocolates light”, afirma.
Os pequenos vilões da dieta
No entanto, a mudança de hábitos foi difícil. Ela diz que não emagreceu à base de frango grelhado e salada, menú que só aprendeu a comer há cerca de um ano.
“Tive muita dificuldade para aprender a comer salada, nunca gostei. Fruta, então, eu só comia em calda. Aos poucos, fui trocando a carne cheia de molho por um bife grelhado, a pizza de quatro queijos pela de escarola e a caixa de bombom por apenas uma unidade”, ensina.
A perda de peso acompanhada pelas substituições trouxe ânimo. Assim como os períodos de estagnação trouxeram desespero. “Acho que foi o pior momento que passei. Você faz tudo certo e não perde um grama. Acho que fiquei uns três meses no tal efeito platô. Achei que não ia emagrecer mais, pensei em desistir, mas segui em frente com a ajuda das reuniões. A troca de informações me ajudou muito nessa fase”, relata.
Devagar e sempre
Para Simone, o principal benefício das reuniões do grupo é a conscientização, a mudança de uma cabeça de gordo para uma cabeça de magro.
“Primeiro é preciso emagrecer a cabeça, entender como o corpo funciona.
Além disso, trabalhar com metas pequenas, etapas, principalmente quem tem que perder muito peso, como era o meu caso. Comecei com 10kg. Alcancei essa meta, resolvi perder mais 10kg e mais 10kg. Até somar, em 20 meses, os 30kg que precisava eliminar.”
Quando os ponteiros da balança alcançaram os 58kg, ela enfrentou o provador. “Entrei em uma loja para comprar uma calça. Pedi o número 40 e ela ficou larga. Pedi o 38 apreensiva e ansiosa. Quando a calça fechou, chorei durante 10 minutos”, relembra. Em 2007, ela pesava 88kg (tem 1,53 de altura). Hoje, esse número varia entre 58 e 61 kg.
Há dois anos Simone mantém o mesmo peso, com essa pouca variação. Ela conta que, para isso, é preciso estar alerta. “Eu sou minha própria vigilante e se derrapar, sei como voltar.”





segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Gravidez de Beyoncé deve atrasar filme de Clint Eastwood

Cantora vai estrelar remake de 'Nasce uma estrela' assinado pelo diretor.
Filmagens começariam no fim de 2011; cineasta vai esperar Beyoncé.
A gravidez de Beyoncé Knowles, anunciada na noite de domingo (28) na 28ª edição do Video Music Awards (VMA), vai atrasar as filmagens de "Nasce uma estrela", novo longa-metragem de Clint Eastwood.
Beyoncé é a protagonista do remake, no papel que já foi de Barbra Streisand e Judy Garland.
De acordo com informações do site "Deadline", as filmagens começariam no final de 2011, após o fim da produção do filme "J. Edgar", também assinado por Eastwood. Porém o cineasta teria decidido esperar pela cantora e adiado as gravações para o segundo semestre de 2012.
"Nasce uma estrela" conta a história de amor entre uma jovem artista em início de carreira e um astro alcoólatra em decadência. A trama já virou filme três vezes: em 1937, com Janet Gaynor, em 1954, com Judy Garland, e em 1976, com Barbra Streisand.
Para Beyoncé, papel com Eastwood é 'maior oportunidade da vida'Além de Beyoncé, o elenco da refilmagem comandada por Clint Eastwood deve contar com Leonardo DiCaprio, Will Smith, Robert Downey Jr. e Jon Hamm.



Simpósio Municipal de Contadores de Histórias atrai dezenas de pessoas

A Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu promoveu no último sábado, dia 27, o 2º Simpósio Municipal de Contadores de Historias no evento ‘Agosto por Gosto’. O tema abordado foi “Contos dos Quatro Cantos”. A programação contou com oficinas realizadas no Colégio Estadual Casimiro de Abreu (Ceca).
O tema ‘Musicalidade na arte da palavra’ foi contado por Shirlene Jardim. Já Graça Morenah retratou ‘Jeitos e trejeitos do contador de história” e Adilson Araújo destacou ‘Olhar na arte de contar histórias’. Até à meia noite foi realizada uma maratona de contação de histórias, no auditório da Semed. Além de histórias infanto-juvenis, o público adulto também assistiu a apresentações de textos eróticos.
— O objetivo deste evento é promover leitores e preservar a identidade através da arte da palavra. Em todas as performances, o público teve diversão garantida e a aceitação foi muito positiva. Além de casimirenses, tivemos pessoas de cidades vizinhas —, informou Adilson

Mecânicos tiravam peças de um bonde para colocar em outros, diz relatório

Documento de Comissão Especial da Câmara do Rio de Janeiro revela que não havia o envio de peças para manutenção dos bondinhos
Bonde tombou no último sábado, em Santa Teresa. Cinco pessoas morreram
Um relatório feito por uma Comissão Especial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que analisou o trânsito no bairro de Santa Teresa, na região central da capital, no ano passado, revela que não existe o envio de peças para a manutenção dos bondes que circulam pelo bairro.
E que a solução encontrada pelos mecânicos para manter o transporte em funcionamento era tirar peças de um bonde e colocar em outros. Segundo os vereadores, isso acarretaria em uma gradativa degradação dos novos bondes.
No último sábado, um bonde descarrilou e tombou quando passava pela rua Almirante Alexandrino. Cinco pessoas morreram e 57 ficaram feridas, algumas delas em estado grave. O Ministério Público Estadual e a Polícia Civil já abriram inquérito para apurar o caso. O relatório da Câmara será enviado à Promotoria.
Ontem, em uma vistoria preliminar, representantes do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) disseram que o bondinho que provocou o acidente tinha um pedaço de arame no lugar de parafuso debaixo da sapata do freio. Era, aparentemente, uma improvisação da equipe de manutenção da Central, empresa que administra o sistema de transporte sobre trilhos no bairro.
O relatório da Comissão da Câmara concluiu que, apesar de os bondes de Santa Teresa serem administrados pelo Estado, uma das soluções para melhorar o transporte seria a municipalização dos serviços.
O argumento dos vereadores era que os bondinhos estão inseridos dentro da capital, em um único bairro e, obviamente, são destinados em sua grande maioria aos moradores da cidade. De acordo com o relatório, o próprio governador Sérgio Cabral sugeriu a mudança após um acidente que matou uma professora em 2009.
A operação municipal ficaria a cargo de uma empresa criada para este fim, sob a gestão da SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos).
De acordo com o relatório, a oficina onde é feita a manutenção dos bondes estava em completo abandono e teria havido um repasse de cerca de R$ 40 milhões, que foram destinados à fabricação de novos bondinhos e a revitalização da via férrea.
Os vereadores concluíram no relatório que houve um erro na estratégia do governo na revitalização do serviço. Um deles foi na fabricação dos novos bondinhos, esses com uma nova tecnologia, os
chamados Veiculo Leve sobre Trilho (VLT) que, apesar de modernos, não atenderam as características topográficas do bairro. Isto porque sua locomoção gera ruído altíssimo, causando um desconforto aos passageiros e provocando um desajuste do bonde com a via.
O outro equívoco foi a não alteração da rede elétrica que alimenta os bondes. A antiga rede, no entanto, não suportou a carga exigida pelos VLT e só foi possível apenas a circulação de, no máximo, três bondinhos.
O relatório indicou ainda que, já no ano passado, era comum é ver os bondes superlotados, obrigando aos passageiros a andarem pendurados sobre o estribo, propiciando acidentes. Apenas dois circulavam pelo bairro.
Os vereadores proporam que houvesse uma alteração das rodas dos que são VLTs que,
nas curvas não trabalha corretamente, gerando mais de 120 decibéis de poluição sonora,
insuportável a todos os passageiros. Sugeriram também a colocação de uma quantidade maior de
bondes que permita intervalos regulares de 15 minutos entre sete horas da manhã às oito
horas da noite.
A Comissão Especial da Câmara realizou os seus trabalhos entre os dias 5 de maio e 28 de novembro do ano passado.




Por que eu tenho colesterol alto?




Esse distúrbio lipídico pode levar a complicações como aterosclerose, doença das artérias coronárias, avc, ataque cardíaco ou morte
O colesterol alto pode ser desencadeado por uma série de fatores, muitos dos quais você pode controlar.
O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos cita esses fatores de risco:
- Comer alimentos que contenham muita gordura e colesterol. Leia também: Estudo mostra que alguns alimentos ajudam a reduzir o colesterol ruim.
- Estar acima do peso ou obeso. Conheça o Programa de Dieta que ajuda a perder até 5kg em um mês.
- Fazer exercícios insuficientemente. Comece agora: como entrar em forma e ter um corpo saudável com a dose certa de malhação.
- Ter uma condição genética chamada hipercolesterolemia familiar. Saiba mais sobre hipercolesteromia.



Apneia do sono pode causar tumor, diz estudo

Pesquisa foi feita em animais, mas cientistas acreditam que suas conclusões também poderão se aplicar aos humanos
A interrupção contínua da respiração dos pacientes com apneia obstrutiva do sono pode estar relacionada com a proliferação de células cancerígenas e com um aumento do crescimento de tumores, segundo um estudo da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Toráxica (SEPAR).
A pesquisa concluiu que a alta taxa de falta de oxigênio (hipoxia) contribui para crescimento de tumores, informou nesta segunda-feira (29) a sociedade médica em comunicado.
A hipoxia é um sintoma recorrente da apneia obstrutiva do sono e pode causar problemas cardiovasculares, como a hipertensão.
O estudo foi feito em ratos que levaram injeções de células tumorais de melanoma e em seguida foram divididos em dois grupos. Os animais do primeiro grupo foram expostos a uma hipoxia ininterrupta que simulava a apneia do sono e os do segundo receberam níveis normais de oxigênio.
Ao finalizar o estudo, os tumores dos ratos foram extirpados e pesados, e se mediu o grau de necrose dos mesmos para determinar sua agressividade.
O aumento do tamanho do tumor foi maior nos ratos submetidos à hipoxia ininterrupta, segundo o pesquisador Ramon Farré, membro do setor do sono do SEPAR. Concluiu-se que o peso do tumor e a necrose dos roedores com hipoxia ininterrupta eram quase duas vezes maiores que o dos tumores dos ratos do outro grupo.
Segundo a sociedade médica, apesar da pesquisa ter sido feita em animais, suas conclusões poderão ter implicações futuras em clínicas se os resultados se confirmarem também em grande escala em humanos.
Pesquisas futuras avaliarão se a hipoxia ininterrupta também provoca a formação inicial de tumores e se esta promove as metástases dos tumores de um órgão a outro, assim como se existe relação entre a incidência do câncer e a gravidade da apneia.
O trabalho, financiado em parte pela SEPAR, foi selecionado para ser apresentado no simpósio "Descobrimentos científicos do ano", que está incluído dentro do recente congresso da American Thoracic Society, e será publicado no "European Respiratory Journal".





Estudo vincula consumo de chocolate a redução de 30% em doenças cardíacas

Pesquisadores alertam que ainda é preciso fazer mais testes para saber se redução não está ligada a algum outro fator
consumo de chocolate pode estar associado a uma redução de um terço nos riscos de desenvolvimento de certas doenças cardíacas, segundo um estudo britânico.
estudo, publicado na revista científica British Medical Journal, confirma resultados de investigações anteriores sobre o assunto que, de maneira geral, encontraram evidências de um possível vínculo entre o consumo de chocolate e a saúde do coração.
Chocolate: benefícios comprovados para o coração
Os autores enfatizam, no entanto, que é preciso fazer mais testes para saber se o chocolate realmente causa essa redução ou se ela poderia ser explicada por algum outro fator. A equipe da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, apresentou seu trabalho no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, nesta segunda-feira (29), em Paris.
Vários estudos recentes indicam que comer chocolate teria uma influência positiva sobre a saúde humana devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alimento. Segundo esses estudos, o chocolate teria o poder de reduzir a pressão sanguínea e melhorar a sensibilidade do organismo à insulina (o que ajudaria a evitar o diabetes). Entretanto, ainda não está claro de que forma o chocolate afetaria o coração.
Em uma tentativa de esclarecer a questão, o pesquisador Oscar Franco e seus colegas da Universidade de Cambridge fizeram uma revisão em grande escala de sete estudos sobre o assunto envolvendo cem mil pessoas, com e sem problemas no coração. Os especialistas estavam particularmente interessados em avaliar os efeitos do consumo de chocolate sobre ataques cardíacos e acidentes vasculares cereberais (AVCs).
Em cada estudo, a equipe comparou o grupo de participantes que comia a maior quantidade de chocolate ao resultado do grupo que comia a menor quantidade do alimento. Para evitar distorções, a equipe levou em conta diferenças de metodologia e qualidade dos estudos. Cinco estudos encontraram uma associação positiva entre índices mais altos de consumo de chocolate e um menor risco de problemas cardiovasculares.
Chocolate na briga contra TPM
"Os índices mais altos de consumo de chocolate foram associados a uma redução de 37% em doenças cardiovasculares e uma redução de 29% na incidência de derrames em comparação aos índices mais baixos (de consumo)", os autores escreveram.
Não foram encontradas evidências significativas de redução em casos de falência cardíaca. Os estudos não especificaram se o chocolate ingerido era meio-amargo ou ao leite. Entre os alimentos consumidos pelos participantes estavam barras de chocolate, bebidas, biscoitos e sobremesas contendo chocolate.
Segundo a equipe britânica, as conclusões do estudo precisam ser interpretadas com cautela, porque o chocolate vendido comercialmente é altamente calórico (contendo cerca de 500 calorias por cada cem gramas) e sua ingestão em grandes quantidades poderia resultar em ganho de peso, o que aumentaria os riscos de diabetes e doenças cardíacas.
Entretanto, os especialistas recomendam que, dados os benefícios do chocolate para a saúde, iniciativas para reduzir a quantidade de gordura e açúcar nos produtos deveriam ser exploradas

domingo, 28 de agosto de 2011

Furacão Irene


Carro fica entalado em passarela de acesso à praia no Recreio


Leitora relata ter encontrado carro preso em passagem de pedestres.
Veículo destruiu proteção lateral da estrutura; não há informação de feridos.
Um carro ficou entalado em uma passarela usada por pedestres para acesso à praia no Recreio, no Rio de Janeiro, segundo relato da leitora Yve Carpi de Souza. O acidente ocorreu na madrugada deste domingo (28).
"Um motorista, possivelmente embriagado, tentou atravessar esta madrugada uma ponte de madeira para pedestres no Recreio. O resultado da tentativa vejam nas fotos. A ponte foi interditada para remoção do veiculo e os moradores perderam uma opção de acesso a praia", escreveu Yve.
De acordo com a leitora, o incidente ocorreu entre as ruas Guilherme de Almeida e Gláucio Gil. Ela afirma que passou pelo local por volta das 9h e, mais de uma hora depois, o carro ainda permanecia no local.
Nota da redação: O 31º BPM (Barra) confirma o acidente envolvendo o carro, mas não informou se foi registrado algum ato infracional ou boletim de ocorrência.


Furacão Irene perde força e vira tempestade tropical


Velocidade dos ventos passou de 120 km/h para 105 km/h, segundo NHC.
Furacão causou a morte de, pelo menos, nove pessoas nos EUA.
furacão Irene perdeu força na manhã deste domingo (28) e foi reclassificado como tempestade tropical pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos. O boletim do NHC, divulgado às 9h (10h, no Brasil), aponta que a velocidade dos ventos diminuiu de 120 km/h (registrada às 8h), para 105 km/h. Nessa intensidade, o Irene não é mais considerado um furacão.
Ainda como furacão, o Irene passou pela cidade de Nova York no leste país, provocando chuva e fortes ventos neste domingo. O nível da água do mar está alto e ameaça invadir galerias subterrâneas. Poucas pessoas se arriscam a sair às ruas, principalmente depois de o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, pedir a todos que fiquem em casa.
Nova York, famosa pela agitação, está em totalmente parada — até o barulho do metrô foi silenciado pela primeira vez em anos. Todo o sistema de transporte público foi interrompido. Cerca de 40 mil casas estão sem energia e muitas ávores caíram, interditando ruas e destruindo carros.
Árvore cai sobre carros e bloqueia uma rua no Brooklyn, em Nova York (Foto: AP)Na noite deste sábado (27), o prefeito afirmou que foram tomadas nos últimos dias medidas exaustivas para se preparar para a chegada da tormenta. Ele disse que a maior cidade dos Estados Unidos também está em alerta para a possível formação de tornados.
O prefeito de Nova York advertiu os nova-iorquinos a não sair à rua, permanecer no interior de suas casas e longe das janelas, encher as banheiras de água caso haja cortes de provisão e preparar-se para possíveis blecautes.
Bloomberg informou ainda que os prédios erguidos em áreas na rota do Irene suspenderam o uso de elevadores. “O objetivo agora é que saiamos desta com o menor dano possível”, acrescentou o prefeito.
Furacão Irene atinge os Estados Unidos e deixa mortosVC no G1: Está nos locais afetados? Mande seu vídeo, sua foto ou seu relatoNove mortes
O Furacão Irene atingiu a costa leste dos EUA na manhã deste sábado e causou a morte de ao menos nove pessoas, cancelamento de voos, fechamento de aeroportos e inundações, além de deixar mais de 1 milhão de americanos sem energia elétrica.
Ele chaegou à costa leste do país classificado como de categoria 1 (de menor intensidade, em uma escala que vai até 5), com ventos que atingiam a velocidade de 140 km/h, de acordo com o NHC.
Por causa do furacão, autoridades determinaram o fechamento dos aeroportos de NY a partir das 22h deste sábado (23h em Brasília). A decisão afeta o La Guardia, o John F. Kennedy International e o Newark. Até a noite deste sábado, mais de 6 mil voos tinham sido cancelados em todo o país.
O serviço de transporte público de Nova York também foi prejudicado, com a interrupção do funcionamento do metrô e da circulação de ônibus.
No Brasil, a TAM confirmou o cancelamento de três voos que iriam para NY e um que voltaria da cidade norte-americana para o país. Quatro voos programados para este domingo estão suspensos. A companhias Delta e American Airlines também cancelaram voos deste sábado e do domingo.
O estado da Carolina do Norte foi o primeiro a ser atingido pelo Irene nos Estados Unidos. Além de Nova York, Virgínia e Maryland também estão na rota do furacão.
Dois homens usam bote para circular por via alagada na Carolina do Norte durante passagem do furacão Irene pelo estado (Foto: John Bazemore / AP Photo)Mortes
Até a noite deste sábado, somente nos EUA, o furacão causou a morte de, pelo menos, nove pessoas. Outras seis morreram no Caribe durante a passagem do Irene dias antes.
No estado da Carolina do Norte, onde o Irene tocou a terra às 7h30 do horário local (8h30 de Brasília), ao menos cinco pessoas morreram por causa do furacão. A primeira vítima foi um homem do condado de Nash County. Um galho de uma árvore de grande porte caiu sobre ele, enquanto a vítima caminhava do lado de fora de sua casa. No momento do acidente, os ventos na região alcançavam mais de 100 km/h.
A outra vítima, de acordo com a Divisão de Gerenciamento de Emergências, foi um homem não identificado de Onslow County, que sofreu um ataque cardíaco enquanto colocava placas de madeira sobre as janelas de sua casa. A terceira pessoa que morreu na Carolina do Norte foi vítima de um acidente de trânsito no condado de Pitt.
Segundo a rede de TV americana CNN, ainda na Carolina do Norte, uma árvore caiu sobre um carro, matando uma pessoa. A outra vítima no estado foi uma criança, que morreu após o carro em que ela estava ser atingido por outro em um cruzamento em que os semáforos não funcionavam.
Veja fotos da passagem do furacão Irene pelos Estados UnidosNo estado da Virgínia, o furacão fez três vítimas, entre elas um garoto de 11 anos que morreu após uma árvore cair no apartamento onde ele morava. O acidente aconteceu na tarde deste sábado.
Às 22h20, a rede de TV americana CNN afirmava que as outras duas pessoas que morreram na Virgínia também foram vítimas de acidentes com árvores. A nona vítima é um surfista de 55 anos que morreu após sofrer um ferimento durante as fortes ondas no mar da Flórida.
Ao todo, sete estados dos EUA estão em emergência. Cerca de 2 milhões de pessoas foram orientadas a sair de casa, entre elas, o presidente norte-americano, Barack Obama, que interrompeu as férias na região neste sábado e se deslocou à sede da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema) para acompanhar a passagem do furacão Irene.
Em Nova York, 370 mil deixaram suas casas para se proteger do furacão. No vizinho estado Nova Jersey, 1 milhão de pessoas foram retiradas da área costeira.
Ressaca 'extremanete' perigosa
Este é o primeiro ciclone que chega ao território dos EUA desde 2008, quando Ike tocou a terra em Galveston, no Texas. O Irene começou a dar seus primeiros sinais ainda nesta sexta-feira (26), quando o litoral da Carolina do Norte foi atingido por fortes ventos, chuvas torrenciais e ressaca.
Os meteorologistas recomendaram aos moradores que tomassem precauções porque a passagem do Irene causará ressaca extremamente perigosa, que deve elevar o nível de água entre dois e três metros acima da média.
Segundo o instituto, o Irene chegou a alcançar, nesta sexta, o nível 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos a uma velocidade de 170 km/h, e chegou a possuir a mesma categoria do Katrina, o furacão que devastou Nova Orleans em 2005, deixando 1,7 mil mortos.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Maria Cecília e Rodolfo: "Mulher manda na relação", diz ela


Casal mais bombado do sertanejo respondem às críticas de que o gênero é brega
Maria Cecília e Rodolfo vivem um romance de cinema. Eles se conheceram na faculdade quando decidiram montar uma dupla sertaneja e seguir a carreira estrada afora. No meio do caminho, surgiu uma história de amor e a data do casamento está até marcada: 24 de outubro de 2012.
O casal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, está hoje em todas as rádios do Brasil e comemoram o sucesso de grandes hits como "Três Palavras" e "Se Vira". Em entrevista ao iG, Maria Cecília fala sobre a vida de casal na estrada, conta detalhes sobre seu vestido de noiva e brinca: “Mulher sempre manda na relação”, disse.
 Vocês sempre quiseram cantar sertanejo?
Maria Cecília: No começo não, era só brincadeira, sempre ouvi mais pop rock e MPB. Antes de começar a cantar com o Rodolfo, tive uma banda de pop rock, mas não foi pra frente, durou apenas três meses. Nessa época eu descobri que queria cantar profissionalmente. O sertanejo aconteceu durante a faculdade, quando conheci o Rodolfo. No final, tivemos que largar o curso (de zootecnia) porque não dava pra conciliar as duas coisas.
Maria Cecília e Rodolfo
De onde vem a inspiração para as músicas de vocês?
Maria Cecília: Ainda escrevemos muito pouco, trabalhamos com compositores que admiramos e é muito difícil escolher o repertório. Quando compomos, a música vem do nada, é uma frase que vem à cabeça e aí pegamos o violão.
Diga “Três Palavras” que motivam a carreira de vocês!
Maria Cecília: Cumplicidade, amor e transparência.
O que acham quando alguém diz que sertanejo universitário é brega?
Maria Cecília: As pessoas acham que sertanejo só fala de romance, então peço para quem diz isso prestar atenção em outros estilos. Toda música fala de amor, independente do gênero, principalmente as internacionais que ninguém entende no que se fala. Então procurem conhecer.
 E quando vocês brigam, como ficam os compromissos da dupla?
Maria Cecília: Sempre tem briguinha, isso é normal na vida de qualquer casal, mas a gente resolve na hora. Quanto a isso, já criamos uma situação madura. A carreira e o trabalho na estrada vêm acima de tudo.
E quem é que manda na relação?
Maria Cecília: A mulher sempre! Brincadeira, cada lado pesa um pouco, mas a mulher sempre manda na relação, não tem essa (risos).
Como vai ser o vestido de noiva da Maria Cecília?
Maria Cecília: Já tenho uma ideia e comecei a pesquisar alguns estilistas, mas é diíicil. Eu não quero nada de vestido parecendo bolo de festa. Quero um vestido bem coladinho no corpo, com uma cauda bonita de renda e aberto nas costas.


"Agora quero ficar quieto no meu canto", diz Gianecchini


Ator teve alta do Hospital Sírio Libanês na tarde desta sexta-feira (26), após 26 dias de internação
Reynaldo Gianecchini na saída do hospital Sírio Libanês: "As pessoas têm me mandado muitas mensagens"
Reynaldo Gianecchini: "Estou muito forte"
Com a voz bastante rouca e usando um abrigo de moleton, o ator Reynaldo Gianecchini deixou o Hospital Sírio Libanês pouco depois das 15h nesta sexta-feira (26). Pela porta principal, ele saiu acompanhado da mãe, que chorava bastante.
Aplaudido por fãs e até por jornalistas que o aguardavam no local, Gianecchini disse que se sente bem após a primeira bateria de quimioterapia, iniciada na última segunda-feira (22): "Quero dizer que estou muito forte, e essa força vem em grande parte de vocês. As pessoas têm me mandado muitas mensagens e emails de força".
O ator também pediu espaço para a luta que deverá travar contra o cancêr linfático (ele foi diagnosticado com linfoma de não-Hodgkin): "Agora quero ficar quieto no meu canto para fazer o tratamento. E conto com vocês", disse ao deixar o local.



Confira seis receitas diferentes de bolos de banana

De manhã, no café da tarde ou depois da última refeição do dia. Bolo de banana cai bem em todos momentos
Bolos abrem o apetite antes mesmo de saírem do forno. Os de banana têm cheirinho especial que aguça o apetite. Confira a seleção de receitas do iG Comida e prepare os docinhos-coringas que caem bem do café da manhã a sobremesa. Acompanhe com cafezinho, canela, brigadeiro e o que mais lhe apetecer!


Cupcakes de Banana

Receita de Carole Crema, do La Vie en Douce
Ingredientes:
Para os cupcakes
3 ovos
360g de açúcar
180 ml de óleo
3 bananas nanicas
240g de farinha
100g de nozes
2 colheres (chá) de canela
2 colheres (chá) de fermento em pó
Para a finalização
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
Modo de preparo



Cupcakes
Bata os ovos na batedeira. Junte, aos poucos, o açúcar, a farinha, o óleo e a essência de baunilha. Amasse a banana com um garfo. Misture à massa a banana amassada, as nozes picadas, o fermento e a canela. Leve ao forno pré aquecido a 180°C até q estejam dourados e assados.
Finalização
Leve ao fogo baixo as claras com o açúcar até o açúcar derreter por completo. Coloque na batedeira e deixe bater até formar picos firmes. Com um saco de confeitar, cubra os cup cakes e queime com maçarico.








Conheça as casas de praia mais caras à venda do Brasil








Considerada a tendência imobiliária do momento, metro quadrado da "segunda casa" custa 60% mais do que na Flórida ou Lisboa
As praias brasileiras, além de mais bonitas que muitos destinos internacionais badalados, ficaram mais caras. Segundo Celso Pinto, diretor-executivo da filial paulista da Sotheby’s - multinacional especializada na venda de imóveis de alto padrão -, o metro quadrado de uma casa à beira-mar custa, hoje, de R$ 12 mil a R$ 15 mil. Esses valores chegam a ser 60% maiores que os praticados em Palm Beach, na Flórida, ou nas praias de Cascais, em Lisboa. “Os preços mudaram muito”, avalia Pinto. Há três anos, a relação de preços era exatamente a contrária: eram as casas fincadas na costa brasileira que custavam menos que a metade, quando comparadas a essas localidades.
Casa à venda em Paraty (RJ): marina particular, a 100 metros da praia
Nessa gangorra nos preços está, de um lado, a crise internacional de 2008, que pegou em cheio os Estados Unidos e os países da Europa. Como as economias desaceleraram, observa Pinto, os imóveis perderam valor. Na outra ponta da gangorra estão dois fatores que impulsionaram a subida dos preços dos imóveis em terras brasileiras: a valorização do real frente ao dólar e o aumento na oferta de crédito.
Veja, abaixo, algumas das casas de praia mais caras à venda no Rio de Janeiro:
A casa de R$ 10 milhões tem piscina aquecida, churrasqueira, forno de pizza, salão de jogos e quadra poliesportiva. - Foto: Divulgação8/21
Na Coelho da Fonseca - imobiliária que representa a Christie’s, outra multinacional especializada em imóveis de alto luxo -, metade das casas com esse perfil são vendidas, hoje, por meio de financiamento. Fernando Sita, diretor-geral de vendas da Coelho da Fonseca, explica que, três anos atrás, praticamente todos os imóveis de alto padrão eram comprados à vista. “O cenário atual é muito diferente”, compara.
O mercado de “segundo imóvel”, jargão que os profissionais do segmento utilizam para se referir ao nicho de casas na praia ou no campo, vem se expandindo no Brasil, mesmo com a alta nos preços. Não há números consolidados, mas estima-se que essas propriedades já respondam por cerca de 20% das vendas do setor. “É o grande produto do momento”, acredita Sita.
Veja as casas de praia mais caras à venda no Nordeste e em Santa Catarina
Casas em condomínios fechados, com infraestrutura de segurança e lazer, são as preferidas. “As pessoas buscam soluções, não problemas”, pontua Sita. Algumas localidades da costa brasileira têm ganhado destaque nesse segmento de alto luxo. Na região Sul, estão no radar as cidades de Camboriú, Porto Belo e Florianópolis, em Santa Catarina, de acordo com Pinto, da Sotheby’s.
No Sudeste, as praias de São Sebastião e Ilhabela, em São Paulo, são as mais procuradas, assim como as famosas areias de Paraty, Búzios e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Subindo para o Nordeste, a praia de Trancoso, na Bahia, é apontada como a “Saint Tropez brasileira”, de acordo com Pinto, ao comparar a infraestrutura de serviços e entretenimento da cidade ao requintado ponto turístico do litoral da França.
Veja as casas de praia mais caras à venda no litoral de São Paulo
A expansão desse nicho imobiliário, em um país continental como o Brasil, com 7.367 mil quilômetros de costa, nos estilos das construções de cada localidade. Pinto, da Sotheby’s, tem observado que, enquanto no Sul as construções ganham linhas mais modernas, utilizando vidro, mármores e metais, as casas do Nordeste cada vez mais adotam o “estilo Bali”, com o uso predominante da madeira. No Sudeste, cravado entre as duas regiões, ambos estilos se misturam. “A segunda residência é a casa dos sonhos”, define.



Servidores do Senado ganham 'supersalários' de até R$ 55 mil

Ao menos quatro funcionários, entre os mais bem remunerados, tiveram vencimentos turbinados por plano de carreira e aposentadorias
Prepare uma carreira longeva no serviço público. Adicione gratificações e aposentadorias generosas, que se acumulam ao longo dos anos. Cubra tudo com um plano de carreira que beneficia até funcionários comissionados (ou seja, sem concurso).
Para servidores do Senado, o resultado dessa receita são “supersalários” que, em alguns casos, chegam a R$ 55 mil por mês – mais do que o dobro do teto previsto na Constituição, hoje em R$ 26,7 mil mensais, que é quanto ganham os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Este é o valor bruto mensal recebido hoje, por exemplo, por Sarah Abrahão, assessora da Secretaria Geral da Mesa. Remuneração bem acima dos cerca de R$ 35 mil que ela recebia em 2009, segundo dados do Tribunal de Constas da União (TCU), além de outros R$ 10 mil pelo posto comissionado.
Em julho, revelou-se que o número de servidores do Senado que ganham acima do teto quase dobrou nos últimos dois anos. A folha de pagamento dos funcionários, principalmente em altos postos, é considerada uma “caixa-preta” até por senadores.
O salto do “supersalário” de Sarah – e de pelo menos outros três servidores, identificados pelo iG, entre as dez maiores remunerações da Casa – é uma combinação da aprovação do plano de carreira do Senado, no ano passado, e das vantagens empilhadas ao longo dos anos e asseguradas ao funcionalismo pela Emenda à Constituição (EC) nº 47, de 2005.
A EC 47/05 prevê que inativos que preenchem requisitos mínimos de tempo de contribuição têm direito à aposentadoria integral, com reajustes equivalentes aos concedidos ao pessoal da ativa.
Para Sarah, que se aposentou do serviço público em 1980 e hoje tem cargo comissionado, isto significa que, além do vencimento básico e das gratificações por atividade legislativa, representação e desempenho, ela recebe um adicional por tempo de serviço e uma gratificação extra pelos períodos em que ocupou o posto de secretária-geral da Mesa (1972-1973 e 1975-1980) – o mais alto para um servidor da área legislativa do Senado.
Também significa que, com o novo plano de carreira da Casa em vigor, ela teve um aumento de pelo menos 15% no vencimento total que recebe como aposentada, além de ganhar um acréscimo salarial de R$ 6 mil pelo posto na Secretaria Geral da Mesa. Ao todo, o impacto do plano de carreira na folha de pagamento deste ano é calculado em R$ 464 milhões.
Outros casos
O reajuste beneficiou pelo menos outros três servidores em situação similar à de Sarah – ou seja, ex-diretores aposentados que voltaram ao Senado ganhando “supersalários” como comissionados. É o caso das assessoras técnicas Maria Carmen Castro Souza e Maria Aparecida Santos Pereira, e do secretário parlamentar Luiz Paulo Garcia Parente. Juntos, eles recebem cerca de R$ 150 mil brutos por mês.
Maria Carmen está hoje lotada no gabinete da liderança do governo, segundo o Portal da Transparência do Senado. Auditoria do TCU revelou que ela ganhava R$ 34 mil mensais brutos em 2009, além dos R$ 10 mil que recebia pelo posto comissionado. Hoje, tira R$ 54 mil e trabalha sob “regime especial de freqüência”, o que quer dizer que ela foi liberada de bater ponto.
Já Maria Aparecida, de acordo com o site do Senado, foi alocada este ano no gabinete do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Há dois anos, ela recebia R$ 30,8 mil brutos, além de R$ 10 mil pelo cargo em comissão. Sua remuneração atinge hoje mais de R$ 50 mil. Ela também foi liberada de registrar os horários em que entra e sai do trabalho.
Parente, por sua vez, ocupa hoje cargo no gabinete da liderança do DEM, segundo o portal da Transparência. O TCU calculou que seu salário em 2009 era de R$ 30,3 mil brutos. No cargo atual, ele recebe R$ 47 mil. Procurado, o Senado não retornou o contato até o fechamento da reportagem.
localizar Sarah Abrahão na Secretaria Geral da Mesa, onde recebeu a informação de que ela havia saído de férias. O chefe de gabinete do senador Vital do Rêgo, Marco Aurélio, disse que o salário de Maria Aparecida era “assunto pessoal”, mas acrescentou que a funcionária pediu exoneração do cargo. Parente e Maria Carmen não foram localizados.



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Exclusão da educação começa nos primeiros anos

Resultados de prova aplicada no início da vida escolar mostram que desempenho da rede particular é superior logo nos primeiros anos
Pela primeira vez o Brasil aplicou uma avaliação para medir a qualidade da alfabetização dos estudantes e diagnosticar problemas logo no início da vida escolar. Os resultados são alarmantes e mostram que as desigualdades entre as redes pública e privada começam desde cedo.
90% saem do ensino médio sem saber o mínimo
Em Matemática, apenas 32,6% dos alunos de escolas públicas alcançaram o resultado esperado, enquanto 74,3% atingiram os objetivos desejados na rede privada. A diferença se repete em Português, que teve provas de interpretação de texto e uma redação. Em Leitura, 79% dos estudantes de escolas particulares aprenderam o que era esperado, enquanto 48,6% tiveram o desempenho ideal na rede pública. Na escrita, 82,4% das crianças que estudam em escolas particulares estão no nível desejado; já nas públicas, 43,9% alcançaram o mesmo resultado.
A prova batizada de ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) foi aplicada pelo movimento Todos Pela Educação, que tem como uma das metas que toda criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade. Para Priscila Cruz, diretora-executiva da entidade, a diferença entre as redes e entre as regiões tende a se ampliar ao longo da vida escolar, por isso o diagnóstico precoce das defasagens é importante.
O exame foi aplicado a 6 mil alunos que concluíram o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental em 250 escolas públicas e particulares localizadas em todas as capitais do País e no Distrito Federal. "Mesmo as melhores notas não são boas, pois 100% das crianças deveriam ter atingido o mínimo esperado", reforça Priscila.
A avaliação seguiu a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e teve como média 175 pontos – aprendizado ideal para a etapa da educação avaliada. Em Leitura, era esperado que os alunos conseguissem identificar temas de uma narrativa, localizassem informações explícitas, identificassem características de personagens e percebessem relações de causa e efeito, entre outras tarefas. Em Matemática, atingir no mínimo 175 pontos significa que os alunos têm, por exemplo, domínio da adição e subtração e conseguem resolver problemas simples.
Na redação, foram avaliadas três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência e registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação). Para isso, as crianças foram solicitadas a fazer uma carta com no máximo 10 linhas. Em uma escala que vai de 0 a 100 pontos, o desempenho esperado dos alunos avaliados era de pelo menos 75 pontos - a medida foi criada especialmente para a Prova ABC, pois o Saeb não valia a escrita.
Cada aluno respondeu também a 20 questões de múltipla escolha de Leitura ou de Matemática – as crianças tiveram que responder a prova de apenas uma das disciplinas e todas fizeram a redação. A avaliação é uma parceria do movimento Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro /IBOPE, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Brasil - Leitura
]Rede Pontuação (média 175) Alunos com desempenho adequado
Pública 175,8 48,6%
Particular 216,7 79,0%
Total 185,8 56,1%

Brasil - Matemática
Rede Pontuação (média 175) Alunos com desempenho adequado
Pública 158,0 32,6%
Particular 211,2 74,3%
Total 171,1 42,8%

Brasil - Escrita
Rede Pontuação (média 75) Alunos com desempenho adequado
Pública 62,3 43,9%
Particular 86,2 82,4%

Regiões
Na média nacional do Brasil, a maioria dos estudantes (57,2%) não aprendeu o que era esperado em Matemática, ou seja, nem a metade dos alunos (42,8%) consegue fazer operações simples como contas de adição e subtração com dois algarismos. Em Leitura, 56,1% atingiram o desempenho ideal e na Escrita 53,4% apresentaram as competências mínimas exigidas.
A prova também registrou desigualdades entre as regiões brasileiras. O Sul, o Sudeste e o Centro ficaram acima da média nacional e tiveram percentuais de alunos com desempenho dentro do esperado superiores a 60% em português e próximos de 50% em matemática.
Já o Norte e o Nordeste ficaram abaixo da média e tiveram cerca de 43% dos alunos com nível adequado em Português. Em Matemática o desempenho foi pior: no Nordeste, 32,4% dos estudantes aprenderam o esperado e, no Norte, apenas 28,3% estão no nível adequado.

“Estes dados apontam que os baixos desempenhos em matemática apresentados pelos alunos brasileiros ao final do Ensino Fundamental, e posteriormente do Ensino Médio, começam já a serem traçados nos primeiros anos da vida escolar. Fato que nos coloca diante da necessidade de promover políticas públicas de incentivo a aprendizagem de matemática desde a alfabetização”, afirma Ruben Klein, consultor da Cesgranrio.
Desigualdades
Comparando a melhor média obtida em Matemática, na rede particular do Sul (224,9), com a pior, registrada na rede pública do Norte (145,4) há uma diferença de 79 pontos. Na porcentagem de alunos com aprendizagem dentro do esperado, a distância é de 64 pontos percentuais.
Para os responsáveis pela pesquisa, as diferenças socio-econômicas entre as redes (particular e pública) e entre as regiões brasileiras são a causa principal da desigualdade de desempenho apontada pela Prova ABC. "Isso explica, mas não justifica. Essa diferença social precisa ser superada, com mais recursos, mais incentivos e mais políticas públicas", diz Priscila.
Veja o desempenho das regiões em Matemática:
Norte
Rede Pontuação (média 175) Alunos com desempenho adequado
 Pública 145,4 21,9%
Particular 196,7 67,7%
Total 152,6 28,3%

Nordeste
Rede Pontuação (média 175) Alunos com desempenho adequado
Pública 148,0 25,2%
Particular 186,9 54,7%
Total 158,2 32,4%

Sudeste
Rede Pontuação (média 175) Alunos com desempenho adequado
Pública 161,9 35,6%
Particular 224,2 80,6%
Total 179,1 47,9%

Sul
Rede Pontuação (média 175) Alunos com desempenho adequado
Pública 171,3 44,5%
Particular 224,9 86,3%
Total 185,6 55,7%

Centro-Oeste
Rede Pontuação (média 175) Alunos com desempenho adequado
Pública 167,1 40,6%
Particular 204,2 78,9%
Total 176,5 50,3%

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fertilização Invo ajuda mulher a realizar o sonho de ser mãe; nasce Maria Vitória

O método é um avanço para a ciência e esperança para muitos casais. E o melhor de tudo: a família não Nasceu na terça-feira (23) em Campos a Maria Vitória, a primeira brasileira a ser fertilizada por uma nova técnica no país. Um avanço para a ciência e esperança para muitos casais que não podem ter filhos. E o melhor de tudo: a família não pagou nada. O atendimento foi pelo SUS.
O sonho de ser mãe se realizou após 13 anos. Na terça (23), Cláudia de Souza da Hora deu à luz a pequena Maria Vitória, que nasceu com quase três quilos e muita saúde. Mas, para engravidar, Cláudia participou de um programa de fertilização oferecido pela prefeitura, por meio do SUS.
Em vez do método convencional, em laboratório, a Cláudia engravidou a partir de uma técnica conhecida como Invo, nova no Brasil. De acordo com a coordenação do Centro de Infertilidade do Hospital Álvaro Alvim, Cláudia foi a primeira brasileira a dar a luz a uma criança por meio deste método, considerado pelos médicos mais simples e natural.
O método foi desenvolvido na França e, pela primeira vez, está sendo testado em território nacional. Uma cápsula biológica é introduzida no organismo da mulher, onde fica por três dias. Nela, estão óvulos e espermatozoides. Após isso, o embrião que é formado é retirado da cápsula e transferido para o útero. Para a medicina, o nascimento de Maria Vitória representa uma boa notícia, além de esperança para muitas mulheres

Aprenda a fazer pratos com cerveja

Cinco receitas de pratos salgados cujas estrelas são louras (ou morenas) quentes
Não é de hoje que bebidas alcoólicas compõem pratos salgados. O mais corriqueiro estrogonofe leva conhaque; risotos pedem vinho seco; pimentas vão bem na cachaça. E, como não podia deixar de ser, as cervejas também têm seu lugar ao lume.
A Cervejaria Nacional, em São Paulo, produz cinco tipos da bebida no mesmo lugar em que funciona o restaurante. Em seu cardápio, todos os pratos têm sugestões de harmonização com louras e morenas – isso se não forem feitos com cerveja. Os bares paulistanos All Black e Astor, também têm quitutes com o ingrediente, que fazem a clientela rir à toa.
Foi selecionadas cinco receitas com cerveja. Rápidas ou elaboradas, são todas fáceis de fazer em casa. Você vai descobrir outra maneira de desfrutar sua gelada favorita: saindo fumaça!
Receita de almondêgas com molho de cerveja, sugestão no bar paulistano All Black

Costelinha de porco com molho barbecue
Receita do chef Alexandre Cymes, da Cervejaria Nacional, em São Paulo, SP
2 porção

Ingredientes
500g de costela de porco
2 dentes de alho cortados grosseiramente
1 cebola pequena cortada em pétalas
2 ramos de alecrim
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino em grão a gosto
Molho barbecue
2 colheres (sopa) de cebola bem picada
1 colher (sopa) de óleo de soja
1/2 colher de (café) de cominho em pó
50 g de bacon defumado
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 xícaras (chá) de catchup
1/2 xícara (chá) de vinagre branco
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 xícara (chá) de cerveja tipo Brown Ale
2 colheres (sopa) de mel
1/2 xícara (chá) de água
Sal a gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes da marinada, acrescente a costelinha e deixe descansar na geladeira por no mínimo 12 horas. Coloque a costelinha em uma assadeira junto com a marinada, cubra com papel alumínio e asse até ficar bem macia em forno baixo 140º C por no mínimo 4 horas. Quando estiver no ponto tire da marinada e deixe esfriar. Asse na churrasqueira (ou sele na frigideira) para dar dourar, passe o molho barbecue e sirva.
Molho barbecue
Refogue a cebola no óleo, tempere com o cominho e a pimenta-do-reino. Acrescente o bacon para dar um sabor defumado, o molho inglês, o catchup, o vinagre, o açúcar mascavo, o mel, a água e misture bem. Deixe reduzir para engrossar, corrija o sal e retire o bacon para servir.
Dica do chef: a maioria dos fornos tem a temperatura mínima de 180º C. Para conseguir abaixar aproximadamente até os 140º C coloque uma rolha na parte superior da porta e deixe-a ligeiramente aberta.





Ondas podem atingir 3,5 metros no litoral do Rio de Janeiro


Ondas podem atingir 3,5 metros no litoral do Rio de Janeiro
Uma frente fria que atingiu o Rio de Janeiro nos últimos dias deixa o mar agitado no litoral do Estado nesta quarta-feira (24). De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, as ondas provocadas pela ressaca devem atingir de 2,5 a 3,5 metros de altura.
No município de Niterói, na Região Metropolitana, o mar invadiu o calçadão da Praia das Flechas, no bairro do Ingá, chegando até às portarias de prédios da região. O trecho está interditado ao tráfego.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria já está no oceano e avança pelo litoral do Espírito Santo. A previsão para esta quarta-feira no Rio é de ceu nublado a parcialmente nublado com chuvas e chuviscos isolados, principalmente nas áreas litorâneas, passando a claro. A temperatura deve variar entre 11ºC e 27ºC.