sábado, 12 de novembro de 2011

Cardápio para casamento tradicional: pratos que agradam a todos

Sistema de buffet ajuda a otimizar o orçamento dos noivos com gostos clássicos
Para não errar, aposte nas escolhas clássicas, com pratos capazes de agradar a todos. Veja opções de cardápio tradicional em três faixas de orçamento.
1. Orçamento econômico: cardápio com massas e risoto
“Nos orçamentos mais acessíveis, noivos costumam pagar R$ 60 por pessoa”, conta o chef Orlando Giordan, do tradicional Moreno’s Buffet. Para este menu, ele sugere o sistema de buffet. Assim, a economia é reforçada por conta do número reduzido de garçons.
Serviço de mesa com pratos fechados diminui os custos
Coquetel
Carpaccio de filet com emulsão de mostarda ancienne; quiche de frango defumado com maças verdes; espetinhos de tomate cereja, queijo cottage e manjericão; wrap de agrião e peito de peru com pasta de ervas; vol au vent de legumes; mini pasteizinhos de forno de ricota e nozes; cones folhados com ementhal e presunto cru; carril de siri na cumbuca colorida; escondidinho de mandioca com carne seca; ragú de pernil com mandioquinha na louça colorida; caramelle de espinafre e parmesão; suflês de queijo com parmesão; mini coxinhas à villerou.
Entrada
Salada caprese com pesto de azeitonas.
Buffet
Mini ravioli aos quatro queijos; capelete de tomate seco ao molho de tomate confit com manjericão e risoto de alho poró com ervas aromáticas.
Sobremesas
Brownie de chocolate; sorvete de creme (coberturas de chocolate e morango); cookies de amêndoas; cookies de limão; petit four; rolinhos de maçã com canela e bolo da festa.
2. Orçamento médio: cardápio com massa e carne
Aqui, o chef aposta na tendência do finger food para oferecer um coquetel caprichado e que costuma impressionar os convidados, já que serão servidas apenas duas sugestões de prato principal. “Caso opte pelo serviço à inglesa, o convidado é servido com um prato pré-montado, sem possibilidade de escolha”, explica Orlando. Assim, você também economiza.
Coquetel
Ratatouille de legumes com carne seca no ramequin; folhas de polenta crocante com cogumelos e queijo parmesão na cumbuca; mini batatas recheadas creme de queijo e pimenta rosa; triângulo folhado com salmão poché e creme de cebouletes; escondidinho de abóbora e pernil desfiado; trifolata de funghi e polenta mole na panelinha finger; mini carolinas com pasta de atum e alcaparras; wrap de peito de perú defumado, rúcula e tomate seco; terrine de cream cheese, frutas secas e damasco na pita toast; guioza de cogumelos silvestres em copinhos com molho agridoce; mini kaftas servidas com molho de azeite e ervas; polpetinas de mandioca e carne seca com geleia de pimenta.
Entrada
Assado de rosbife com cama de alface americana julienne ao molho de alcaparras e parmesão.
Buffet
Tortelli de alcachofra e queijo brie ao molho de pomodoro fresco e basílico; roll de vitela regada com vellutata de vinho branco e funghi.
Acompanhamentos
Arroz vermelho com amêndoas na manteiga e salsa; mini suflês individuais de batatas com tomilho e terrine quente de brócolis com creme de queijos.
Sobremesa
Trilogia de guloseimas (cupcake de limão; musseline de coco e sorvete de chocolate com riscas de calda de manga).

Escolha de pratos, talherese outras peças de serviço são fundamentais para definir o investimento
3. Orçamento alto: cardápio à francesa direta
No serviço à francesa direta, os garçons servem cada convidado individualmente. Cada convidado decide qual prato será servido, na mesa. De acordo com o chef, itens que podem ser substituídos sem comprometer o nível do jantar são os materiais. “Pratos, talheres, baixelas, entre outros, são fundamentais para definir o investimento do casamento”, fala.
Coquetel
Crostini com creme de damasco e caviar vermelho e dill; bocconccini nozinho de búfala com bresaola no palito português; tartine de mousse de queijo de cabra; terrine de foie gras com pita toast; ramequin cappelle paris com creme de gruyère; batatinha recheada com salmão defumado ao cheiro de erva doce; spool com crisp de arroz sete cereais e tartar de atum fresco ao molho taré; xícara de café com capuccino frescal ao pesto; melão orange com parma no palito; vichoisse na cumbuca; ceviche de atum branco na cama de brotos e carpaccio de hadock, azeite, limão siciliano e pimenta rosa.
Primeiro prato
Radicchio trevigiano, brie e figo regado ao molho de melaço de cana e balsâmico de módena.
Prato principal
Risotto al nero di seppia; faisão assado na redução de malvasia; noisette de vitella al marsala; trancho de camarão pistola ao perfume de limão siciliano; trifolata de shitake de shimeji; trufada de cara e pinole e sorbet servido na taça fluit.
Sobremesas
Tiramisú na taça dry martini com framboesa in natura; mil folhas de chocolate e laranja e canelloni de baunilha e frutas vermelhas.
Brevidades (servidas individualmente)
Arancini (massa folhada com sabor de laranja); spaetzle dolci; catuccini; bigné de chocolate e limão; charlotte de creme de damasco e creme de ricota com frutas cristalizadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário