Confira receitas de catchup, barbecue, molho tártaro e bérnaise para fazer em casa. Seu hambúrguer merece
Prepare catchup em casa e complemente sanduíches e petiscos de um jeito bem mais gostoso
Se já foi provado que um hambúrguer industrial não se compara com o de carne bovina fresca, o mesmo pode se dizer dos molhos. A diferença, aqui, é que encontrar seus exemplares artesanais é coisa rara, mesmo em boas sanduicherias. Que tal, então, encarar o desafio? Catchup e outros molhos feitos em casa podem ser o que faltava para complementar aquele pé na jaca com ingredientes de primeira que você estava planejando.
o chef da lanchonete P.J. Clarke's, Bruno Fischetti, topou mostrar os segredos de quatro molhos que deixam qualquer sanduíche mais gostoso: catchup, barbecue, tártaro e bérnaise (esse último, um clássico francês que cai tão bem em filés quanto em hambúrgueres mais caprichados).
De cara, chama a atenção nas receitas a quantidade de ingredientes para compor um molho que em vários casos só dá o trabalho de apertar a bisnaga. “Eles são muito mais complexos do que parecem”, diz o chef. Por isso, o ideal é fazer grandes quantidades (principalmente o catchup) e congelar em pequenas porções.
Prepare em casa: onion rings crocantes como as de lanchonetes
“Como não dá para precisar suas validades, o melhor é tirá-los do freezer logo antes de usar. Se não abrir mão do produto feito na hora, o ideal é consumi-lo em dois dias”, afirma.
Ingredientes
04 unidades de cebolas roxas (picadas)
02 colheres (chá) de erva-doce
02 colheres (chá) de sementes de coentro
04 unidades de cravos da índia
01 unidade de chilli
04 dentes de alho (sem a casca)
02 colheres de sopa de gengibre (sem a casca)
Pimenta-do-reino preta a gosto
Sal a gosto
01 quilo de tomates cereja (tostados ao forno por cerca de 13 minutos a 180 graus,)
01 maço de manjericão fresco
01 quilo de tomates enlatados batidos (passata)
250 ml de vinagre tinto
200 g de açúcar mascavo
Modo de Preparo
Soque, com um com pilão, 2 colheres (chá) de sementes de erva doce, 2 colheres (chá) rasas de sementes de coentro e 4 cravos da índia. Soque bem e reservar (se preferir, opte pelos temperos vendidos em pó). Junte a 4 cebolas roxas picadas, e refogadas por 15 minutos, e adicione: 1/4 de xícara (chá) de gengibre picadinho, 4 dentes de alho em fatias grossas, 1 pimenta chilli picada (com sementes.) Mexa sobre fogo baixo e, em seguida, adicione uma boa pitada de pimenta do reino, uma boa pitada de sal grosso e 1 quilo de tomates cereja tostados ao forno. Corte um maço de manjericão pela metade e pique a parte dos talos. Reserve a parte das folhas. Em seguida, junte 1 litro de passata, 250ml de vinagre de vinho tinto, 200g de açúcar mascavo e leve ao fogo médio. Cozinhe por de 35 a 40 minutos. Desligue o fogo, pique as folhas de manjericão reservadas, junte ao molho, mexa bem e passe a mistura no liquidificador. Peneire bem e coloque em garrafas esterilizadas, com a ajuda de um funil. Tampe sem encostar na parte de dentro da tampa, para evitar a proliferação de bactérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário