Indicadores aumentam meses ou até anos antes dos primeiros sintomas.
Alzheimer não tem cura, mas diagnóstico precoce ajuda no controle.
Um exame de sangue ou de urina pode servir para prever o mal de Alzheimer meses ou até mesmo anos antes do surgimento dos primeiros sintomas. A afirmação é de um estudo do Centro VTT de Pesquisas Técnicas da Finlândia, publicado pela revista médica “Translational Psychiatry”.
saiba mais
Exame de imagem pode detectar Alzheimer antes dos sintomasEstudo aponta sete medidas para evitar AlzheimerSintomas de Alzheimer são mais discretos em maiores de 80 anosTécnica de estimulação do cérebro 'reverte' efeitos de AlzheimerO mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa ainda sem cura, mas a chance de controlá-la é maior se ela é detectada precocemente. Ocorre na terceira idade e seu sintoma mais comum é a perda da memória.
A descoberta do laboratório finlandês é que um indicador molecular relacionado à chamada via das pentoses, que regula a glicemia, aumenta antes da manifestação da doença. É um sinal de falta de oxigenação e um presságio do mal de Alzheimer.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam pacientes com danos cognitivos leves – um estágio que, muitas vezes, precede a doença – durante 27 meses. Dos 143 participantes, 52 desenvolveram Alzheimer, de fato. Os exames indicaram que a variação da via das pentoses foi um fator em comum que ocorreu nesses pacientes
Nenhum comentário:
Postar um comentário