sábado, 17 de dezembro de 2011

Inundações nas Filipinas deixam 180 mortos e 260 desaparecidos

A tempestade tropical Washi atingiu o país nesta sexta-feira
Pelo menos 180 pessoas morreram e outras 260 estão desaparecidas devido às inundações causadas pela tempestade tropical Washi, que nesta sexta-feira atingiu o sul das Filipinas, informaram fontes oficiais.
As equipes de resgate recuperaram 97 corpos em Cagayan de Oro; outras 75 pessoas morreram em Iligan; cinco faleceram na província de Compostela Valley; duas na cidade de Polanco e uma em Damitan, todas elas na ilha de Mindanao.
As autoridades acreditam que o número aumentará à medida que avancem as operações de resgate. Salvo as vítimas de Compostela Valley, que foram levadas por deslizamentos de terra, os demais morreram afogados.
O Exército atua com 10 mil soldados e três helicópteros nas operações de resgate em Cagayan de Oro, enquanto uma segunda divisão faz o mesmo trabalho em Iligan.
Além disso, navios da Marinha, da guarda-costeira e da frota pesqueira se coordenam para localizar as pessoas dadas por desaparecidas. Dezenas de milhares de pessoas buscaram refúgio em zonas mais altas de Mindanao.
Cerca de 20 mil pessoas já estão em abrigos disponibilizados em Cagayan de Oro, que amanheceu sem serviço elétrico. O Governo filipino declarou estado de calamidade apenas em Iligan, por enquanto.
A tempestade "Washi", com ventos de 65 km/h e copiosas chuvas, mantém neste sábado seu curso através de Mindanao, a caminho do mar de Jolo, segundo o serviço meteorológico filipino.
Mais de 100 pessoas morreram nas Filipinas em setembro e outubro como consequência da passagem consecutiva dos tufões Nesat e Nelgae pela região norte do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário