quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Três prestam depoimento em suspeita de mortes por intoxicação em MG

Vítimas teriam ingerido remédios feitos em farmácia manipulada.
Número de mortes investigadas subiu para nove nesta terça-feira (13).
Três pessoas prestam depoimento nesta quarta-feira (14) por suspeita de envolvimento em uma série de mortes que podem ter sido causadas por medicamentos adulterados em Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. A Polícia Civil informou que o dono da farmácia de manipulação, uma farmacêutica responsável pela produção dos remédios e o gerente da empresa são ouvidos. Segundo a polícia, por volta das 19h30, os depoimentos ainda ocorriam.
Nesta terça-feira (13), a polícia confirmou mais uma suspeita de morte em decorrência do uso do Secnidazol 500 mg, subindo para nove o número de casos. O nono óbito investigado é de uma mulher de 81 anos. De acordo com a delegada Herta Coimbra, ela morreu no dia 23 de novembro.
Ainda segundo Herta, parentes da vítima procuraram a polícia após ver as matérias sobre o assunto veiculadas na mídia e disseram que a mulher tomou duas cápsulas do medicamento suspeito. A família também entregou dois comprimidos aos policias. A delegada disse que as amostras foram enviadas a secretaria de saúde para análise.
saiba mais
Polícia confirma nona morte suspeita de ter sido causada por remédio Delegada quer exumação após mortes suspeitas de intoxicação por remédioSecretaria investiga mortes suspeitas de terem sido causadas por remédio De acordo com a nota divulgada pela SES, a investigação começou no dia 1º de dezembro e aponta uma possível relação entre as mortes e o medicamento Secnidazol 500 mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma e utilizado para combater verminoses.
A investigação começou depois de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação feita no dia 30 de novembro pela Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. No dia 3 de dezembro, foram coletadas amostras na farmácia e foi realizada uma interdição cautelar na área de manipulação de sólidos orais.
Na manhã de sábado (10), técnicos da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e militares da PM foram à farmácia para coletar possíveis provas. Ao chegarem ao local, constataram que, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. O local foi totalmente interditado e um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento foi registrado.
A Secretaria de Saúde faz um alerta para que a população não utilize o Secnidazol 500 mg e nenhum outro medicamento da Fórmula Pharma durante a investigação. Ainda segundo a SES, outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento, de acordo com documentos encontrados na farmácia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário