sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Réveillon na praia

O ano-novo à beira mar tem cardápio colorido e fresco. Confira receitas
Casquinha de camarão é entradinha perfeita para a festa de Réveillon caiçara
Confira receitas para um Réveillon à beira-mar
Nosso País é abençoado por nove mil quilômetros azuis de costa. Deve ser por isso que a maioria dos brasileiros prefere passar o Réveillon na praia. Para mim, um banho de mar é capaz de levar embora todas as energias ruins. Perfeito para o fim de ano.
O caiçara, que tem água salgada na porta da sua casa, tem sintonia especial com o mar. Os pescadores, por exemplo, laçam suas oferendas à Iemanjá ou Nossa Senhora dos Navegantes – como manda a crença de cada um – na esperança de suas redes venham fartas de peixe no decorrer do novo ano. Foi o que me contou meu amigo, Eudes Assis, chef de cozinha em São Sebastião, litoral paulista, e consultor do Vinea Alphaville. “Faço uma oração pedindo a Deus saúde e criatividade na profissão”, diz.
A festa para os chefs praianos acontece mesmo depois da meia noite. Antes disso, o trabalho é grande. “É o período auge da temporada”, diz Eudes, que rala muito até a virada do ano. “Mas, depois, vamos todos para a areia assistir à queima de fogos. É uma confraternização maravilhosa.”

 A vantagem de comer camarões na praia é que eles estão sempre fresquíssimos
As receitas da festa são mais práticas do que as da ceia de Natal. Peixes e frutos do mar assados na brasa e recheados de farofa de banana, muitas frutas e manjar branco com calda de ameixa compõem a mesa forrada de folhas de bananeira. A alegria fica completa com caipifrutas. “Gostamos também de preparar peixe seco com batata doce assada e um bom azeite”, diz Eudes.
Foi ele quem montou nosso cardápio para um Réveillon cheio de boas energias. “São receitas coloridas e frescas para o verão. Com frutos do mar e frutas tropicais”, diz. Também tem uma irresistível casquinha de camarão e ingredientes nativos como pitu, banana-da-terra, caju, jabuticaba, tapioca e cachaça.
 Sorvete e fruta são itens obrigatórios em uma festa na praia
E como sete é um número da sorte, além de pular as ondinhas, podemos nos fartar de um menu com sete pratos -- tão especiais como nossos votos de ano-novo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário