quarta-feira, 17 de outubro de 2012

´"É HORA DE CRESCER!"

                       
                                                      
                                           “É HORA DE CRESCER!”


“... antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!” (2 Pd 3:18).

Crescer, se desenvolver, é algo inerente a todo ser vivo. Tudo que esta vivo e saudável, cresce e se desenvolve. Deus planejou que esse crescimento e desenvolvimento fosse completo e não apenas parcial. Ou seja, Deus nos criou para crescermos plenamente, no espírito, alma e corpo. Como o próprio Jesus, quando esteve aqui nesse mundo.

“E crescia Jesus em sabedoria,(espírito) e em estatura, (corpo físico) e em graça (alma) para com Deus e os homens (no espiritual e no natural).” Lc 2:52 

Exemplo de Samuel:

E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR, como também para com os homens (espiritualmente e naturalmente). 1 Sm 2:26 

É esse crescimento total, que Deus planejou para nós, o qual devemos buscar. Deve fazer parte da nossa vida. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas, só entende a necessidade do crescimento natural, mas não se dão conta da mesma necessidade no espiritual. Embora esse crescimento espiritual, devesse ser tão natural e esperado como o crescimento físico. Pois todos nós sabemos e entendemos, que um recém nascido por mais bonitinho e fofinho que seja não pode ficar bebezinho o resto da vida. Vai ter que crescer. Se isso não ocorrer, é sinal de que algo está errado e precisa urgentemente, ser analisado, examinado até que se ache a causa do não desenvolvimento da criança. Pois certamente há algum problema de saúde. 
No espírito, também deve ser assim. Todo líder (pai espiritual, discipulador), deve estar atento ao crescimento e desenvolvimento de todo novo convertido (bebê espiritual). Essa é a condição de todo recém-convertido, de todo que recebe a Jesus no coração e passa pelo novo nascimento no espírito. Em Cristo, nascemos de novo SIM, mas nascemos bebê, e não adultos. E tudo que um bebê precisa para viver e crescer saudável no natural, nós precisamos também no espiritual. Ou seja, um recém nascido não poderá sobreviver sem cuidados especiais, sem alimentação adequada, sem proteção, etc. Assim também é com o recém nascido espiritual (novo convertido- bebe espiritual). Se não houver o cuidado necessário, não sobreviverá. Não é só gerar, dar a luz. É preciso cuidar, alimentar, prover, proteger e instruir para vida. Com o novo convertido também, é a mesma coisa. Não é só ganhar (levar a igreja, conduzir a confissão), é preciso cuidar alimentar, discipular, treinar, etc. Pregar o evangelho (evangelizar, ganhar almas), é muito importante, mas, a obra não acaba por ai. Jesus não mandou apenas pregar o evangelho, ele mandou pregar e ensinar, ou seja, fazer discípulos... 

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16: 15-16).

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. “ (Mt 28: 19-20)

Para cumprir o “ÍDE” de Jesus, precisamos imprescindívelmente, de maturidade espíritual! Para realizarmos a obra completa, e não pela metade. Só assim teremos a grande “colheita de almas” que nos esta prometida na palavra de Deus. 

“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.”  (Jo 4:35)

É bem claro na bíblia, desde o princípio, que, CRESCIMENTO vem antes de multiplicação, conquista e sujeição da terra.

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: crescei (sede fecundos) e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”  (Gn 1:28)

A palavra CRESCER e SER FECUNDO aqui, vem da mesma raiz e tem a ver com fecundar, gerar; e esta relacionada a vida adulta pois uma criança (bebê), não esta apta a conceber, gerar e dar a luz, etc.

Só assim haverá conquista e sujeição da terra como Deus nos ordenou desde o princípio. Toda a criação espera, anseia pela manifestação dos filhos (maduros), de Deus. 

“Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus”. (Rm 8:19) 

Portanto amados, cabe a nós, como filhos de Deus manifestar ao mundo, (a toda a criação) a glória do nosso Pai!
Chega um tempo em nossas vidas que temos que encarar nossas responsabilidades. Agir conforme se espera de nós pelo tempo decorrido (Hb 5:12). Tempo esse, que temos que romper com muitas coisas tolas e infantis que fizeram parte da nossa infância mas que agora já não cabem mais.
Por exemplo. Para uma criança pequena é normal fazer manha para acordar cedo na hora de ir para a escola, e até inventar desculpas como uma tosse forçada, uma dor, ou coisa parecida. Mas, imagine que ridículo seria, um marmanjo casado, com filhos para sustentar e contas para pagar, dando desculpas para não ir trabalhar de manhã porque está fazendo muito frio. Ou seja, não teria cabimento uma coisa dessas, não é verdade? 
Então, há comportamentos que embora não sejam corretos, em uma criança até se pode tolerar. Mas para um adulto, já é inaceitável. É isso que o apóstolo Paulo queria que entendêssemos quando disse:

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".  (1 Coríntios 13:11) 

"...acabei com as coisas de menino...".  Ou seja, rompi, acabei, parei de agir como menino; deixei toda criancice da minha vida e me posicionei assumindo minhas responsabilidades com consciência e maturidade.
É claro que isso não ocorre de uma hora para outra na vida de ninguém. Pois o amadurecimento é (deve ser), um processo natural e contínuo em nossas vidas, a cada etapa, desde que nascemos até o fim da mesma. Cada fase da vida que passamos, nos prepara para encararmos e superarmos os desafios e obstáculos que enfrentaremos na próxima etapa. Até mesmo quando já estivermos velhos, ainda  teremos muito que aprender, até mesmo nessa fase em que muitos pensam (erradamente), que já sabem tudo e não precisam aprender mais nada.  Nesse momento da vida, em que, já não se pode contar mais com  a força e o vigor físico da juventude, cada um de nós terá que aprender a lidar com as limitações físicas que vão surgindo com o avanço da idade. E, com sabedoria Espiritual e equilíbrio emocional, teremos que, mais do que nunca, usar todo conhecimento adquirido durante toda vida para "compensar" a força e o vigor físico que vão diminuindo cada vez mais nessa fase da vida. Como nos mostra a Bíblia em (Pv 20:29)

"A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs".

 (Cãs = cabelos brancos ou acinzentados). Significa a honra, sabedoria e experiência na vida dos idosos (Anciãos), tementes a Deus.

"Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça". (Provérbios 16:31)


Nesse tempo também, com muita serenidade, teremos que aprender a "substituir" a alegria, o entusiasmo e a vivacidade dos sonhos e projetos da nossa infância e juventude, pela alegria da certeza do dever cumprido. E pela Esperança de que, debaixo da unção e poder do Espírito Santo poderemos continuar sonhando...

"E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões,E os vossos velhos terão sonhos;" (Atos 2:17) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário