sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Churrasqueira em casa

Conheça os tipos de churrasqueira e o que observar antes de instalar uma no quintal ou na varanda
Churrasqueiras ganharam mais espaço em casa e até em apartamento
Em meados do século passado, preparar um churrasco era atividade para ser realizada em área externa. Bastava empilhar algumas fileiras de tijolos em formato de caixa, apoiar uma grelha e acender o carvão armazenado na área central.
Ao longo desse período muita coisa mudou. O churrasco, atividade tipicamente popular foi elitizado e adentrou o espaço da casa e até o apartamento, o que naquela época, ninguém podia imaginar.
Na cidade de São Paulo, não cessam os lançamentos imobiliários com terraços gourmet e churrasqueiras. No Rio Grande do Sul, sempre foi tradição. É comum que haja uma churrasqueira na sala de jantar das casas de alto padrão.

Modelo pré-fabricado pode ser levado em viagens e passeios
Em apartamentos, a churrasqueira a carvão só é possível se estiver contemplada no projeto original do prédio, pela necessidade de exaustão para escoar a fumaça, que é abundante. Outra alternativa são os modelos elétricos ou a gás, indicadas pelos fabricantes para uso em terraços devido o menor volume de fumaça que gera (ainda que não se possa desprezar que ela existirá).
Quando a churrasqueira está instalada próxima aos muros da casa, é bom levar em conta a corrente de vento, verificando para onde irão a fumaça e o cheiro. O churrasco não é um tipo de alimento com preparação discreta, se o seu vizinho apreciar, você pode convidá-lo algumas vezes, mas se ele for vegetariano, na certa será um incomodo.
Conheça alguns tipos de churrasqueira:
Convencional: construída com tijolos de barro. É necessária uma pequena laje que sirva de base para a caixa de queima. Esta deverá ser revestida internamente por tijolos refratários, assentados com argamassa refratária, existente no mercado. Acima da laje costuma-se deixar uma pequena abertura, fechada por uma portinhola, para facilitar a limpeza da caixa. O dimensionamento depende do espaço disponível e da intensão de uso. A boca a partir de 70 cm pode ser considerada grande. É conveniente que esteja em local coberto. A chaminé deve ultrapassar o telhado em, no mínimo, um metro e no máximo três metros. Para essa construção é importante contratar profissional experiente na área.
Pré-fabricada: Forma segura de não errar na construção e no tamanho. Confeccionada em concreto refratário. Na compra, na maioria dos casos, acompanha um kit com grelha e suporte para espetos. Costumam ter a gaveta para limpeza na parte inferior da caixa de queima. Pode ser revestida com diversos materiais.
A gás: Parecida com um fogão, com uma espécie de tampa, é feita em aço inox. Com rodas, pode ser movimentada para diversos lugares. Por não queimar carvão, é considerada ecológica e gera menos fumaça do que a convencional. Deve ficar abrigada da chuva e do sol.
Elétrica: Pode ser como a a gás, além de existirem vários modelos portáteis, que são basicamente uma forma com uma resistência e uma grelha. A forma deve ser preenchida com água, onde pingará a gordura – o mesmo ocorre nos modelos a gás. São práticas, porém têm consumo alto de energia. Assim como os modelos a gás, geram menos fumaça do que a convencional.
Para finalizar, antes de decidir comprar uma churrasqueira, e aumentar o consumo do churrasco em sua dieta, consulte também um médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário