segunda-feira, 11 de junho de 2012

Alívio com Espanha evapora e mercados têm sessão volátil


Mercados globais até tentaram embarcar em um movimento de recuperação, mas o ânimo durou pouco. O Ibovespa fechou em queda de 0,79%, e as bolsas dos EUA e da Europa também caíram

Getty Images
Mercados têm volatilidade com a percepção de que a ajuda à Espanha não resolverá a crise
Os mercados globais até tentaram embarcar em um movimento de recuperação nesta segunda-feira diante do anúncio de um plano de resgate aos bancos espanhóis. As instituições devem contar com uma linha de socorro de até 100 bilhões de euros, conforme acordo firmado com a União Europeia durante o fim de semana. Mas o ânimo durou pouco.
O Ibovespa, que abriu o dia com ganhos, fechou em queda de 0,79%, nos 54.001 pontos. O giro financeiro foi de R$ 5,406 bilhões
Na Europa, as principais bolsas também fecharam em queda. Nos Estados Unidos, S&P 500, Dow Jones e Nasdaq caíam mais de 1% no final do pregão.
É consenso que a ajuda pode dar fôlego extra ao sistema bancário espanhol, mas não será suficiente para resolver a crise do país. Analistas também sentem falta de mais explicações a respeito de como será concedida a ajuda. Não se sabe, por exemplo, quanto efetivamente os bancos vão precisar sacar dessa linha de empréstimo - estima-se um valor próximo a 60 bilhões de euros.
Também não está claro se esse dinheiro poderá ser injetado diretamente no sistema, ou se a ajuda virá do fundo de estabilidade - o que demandaria, sim, cumprimento de metas fiscais. Além das dúvidas com a efetividade do plano de recapitalização dos bancos, a decisão da agência de risco Fitch de reduzir os ratings dos bancos espanhóis BBVA e Santander reforça a cautela
Entre as ações mais líquidas da bolsa brasileira, no final do pregão Vale PNA caía 1,18%; Petrobras PN tinha queda de 2,59%; OGX ON perdia 7,40%; Itaú PN subia 1,01%.
As ações da Gafisa continuam disparando na bolsa, com alta de 8,47%. Na sexta-feira, as ações avançaram 16,43%, a R$ 2,48. Os papéis da Gafisa reagem ao anúncio feito na noite de quarta-feira sobre a aquisição da fatia restante de 20% do capital da Alphaville Urbanismo.
Já as ações da TAM caíam 2,10% no fechamento, depois de terem chegado a perder perto de 8%. As ON caíam 4,94%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário