terça-feira, 19 de junho de 2012

Hospital Municipal de Casimiro de Abreu lança Projeto Viva Independente


O prefeito Antonio Marcos participou na última sexta-feira (15) do lançamento do Projeto “Viva Independente”, do Hospital Municipal. O objetivo é a promoção, prevenção e o atendimento especializado aos profissionais de saúde da rede municipal, para combater vícios de drogas lícitas ou ilícitas. Trata-se de uma ação conjunta com o Programa Saúde do Trabalhador, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Programa de Saúde Mental.
— O profissional de saúde lida com vidas cotidianamente. Cuidar desse profissional também é responsabilidade da Prefeitura — disse o prefeito Antonio Marcos.  Participaram ainda o secretário de Saúde Armando de Nijs, a subsecretária Magna Rosa, os diretores do Hospital Municipal Luciano Braga e Márcia Freitas, e a coordenadora do Projeto “Viva Independente” Rogéria Machado.Vários profissionais de saúde estiveram presentes ao evento, assim como integrantes do  Alcoólatras Anônimos e Narcóticos Anônimos.
Para o secretário Armando de Nijs, este é um projeto muito bem-vindo. “A tensão e o estresse dos profissionais de saúde facilitam alguns tipos de vícios. Esta iniciativa demonstra que a saúde dos que cuidam da população também precisa ser acompanhada”, observou. O projeto surgiu inspirado no “Cuidando de quem Cuida”, atribuição do Programa Saúde do Trabalhador do Município. Na ocasião, foi realizada palestra com a médica Verônica Rosa e lançamento do livro “Um lugar para nós” do psiquiatra Dimitri Marques Abramov.
O Projeto “Viva Independente” vai colocar à disposição dos profissionais de saúde de Casimiro de Abreu o Núcleo de Cuidados ao Servidor. Trata-se de um espaço de acolhimento que integra as etapas do tratamento. “É uma atividade discreta, anônima, sem comprometimento de imagem do usuário. O atendimento consta de entrevista com psicólogo ou psiquiatra, passando por uma avaliação de direcionamento ao tratamento certo”, informou Rogéria Machado. O “Vida Independente” conta com assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta e outros profissionais especializados.
Publicado em 18/6/2012
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário