terça-feira, 5 de junho de 2012

Tucano Toco



GettyImagesTucano Toco
Nome no BrasilTucano Toco
Nome em inglêsToco Toucan
Nome científicoRamphastos toco
País de origemAmérica do Sul

Descrição
Estes são os maiores tucanos, apresentando bico alaranjado e mancha ovalada preta na ponta. Pele cor de laranja, papo de cor branca, frequentemente tingido de amarelo e marginado de vermelho. Não há diferenças externas entre machos e fêmeas. O bico destes animais pode alcançar até 22 cm. 
Comprimento: 56 cm 
Expectativa de vida: 20 anos

Características

Os tucanos, por natureza, são espécies de ave muito bonitas e com um contraste de cores que chama muito a atenção. Estes, por exemplo, são muito dóceis e inteligentes, como no ritual de acasalamento, onde machos e fêmeas jogam caroços de frutas uns nos outros.

Cuidados básico

Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a troca da água e a limpeza do viveiro. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque. Estes Tucanos sofrem com a destruição de habitat e tráfico ilegal de animais silvestres, portanto, é preciso certificar-se para que o animal possa ser adquirido legalmente.

Alimentação

A ração para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene. Na natureza estes pássaros alimentam-se, especialmente, de frutas, sementes, aranhas, insetos e eventualmente, de pequenas aves e lagartos, principalmente filhotes. Em cativeiro a alimentação é composta de ração específica e frutas.
Espaço para criação
Estes pássaros são animais silvestres e o melhor ambiente para que eles vivam bem e se desenvolvam melhor são mesmo as florestas tropicais da América do Sul. Em caso de aquisição de um dos membros desta espécie, é necessário proporcionar a ele um amplo e arejado viveiro, especialmente devido ao seu tamanho, e de preferência numa área calma e tranquila da zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário