GettyImagesTucano Toco
Nome no BrasilTucano Toco
Nome em inglêsToco Toucan
Nome científicoRamphastos toco
País de origemAmérica do Sul
Descrição
Descrição
Estes são os maiores tucanos, apresentando bico alaranjado e mancha ovalada preta na ponta. Pele cor de laranja, papo de cor branca, frequentemente tingido de amarelo e marginado de vermelho. Não há diferenças externas entre machos e fêmeas. O bico destes animais pode alcançar até 22 cm.
Comprimento: 56 cm
Expectativa de vida: 20 anos
Comprimento: 56 cm
Expectativa de vida: 20 anos
Características
Os tucanos, por natureza, são espécies de ave muito bonitas e com um contraste de cores que chama muito a atenção. Estes, por exemplo, são muito dóceis e inteligentes, como no ritual de acasalamento, onde machos e fêmeas jogam caroços de frutas uns nos outros.
Cuidados básico
Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a troca da água e a limpeza do viveiro. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque. Estes Tucanos sofrem com a destruição de habitat e tráfico ilegal de animais silvestres, portanto, é preciso certificar-se para que o animal possa ser adquirido legalmente.
Alimentação
A ração para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene. Na natureza estes pássaros alimentam-se, especialmente, de frutas, sementes, aranhas, insetos e eventualmente, de pequenas aves e lagartos, principalmente filhotes. Em cativeiro a alimentação é composta de ração específica e frutas.
Espaço para criação
Estes pássaros são animais silvestres e o melhor ambiente para que eles vivam bem e se desenvolvam melhor são mesmo as florestas tropicais da América do Sul. Em caso de aquisição de um dos membros desta espécie, é necessário proporcionar a ele um amplo e arejado viveiro, especialmente devido ao seu tamanho, e de preferência numa área calma e tranquila da zona rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário