terça-feira, 19 de junho de 2012


Prefeitura realiza 3ª reunião do Orçamento Participativo em Casimiro de Abreu

    Os investimentos da Prefeitura de Casimiro de Abreu foram relatados à população durante a terceira reunião do Orçamento Participativo, no dia 18, no auditório do Cras. Antes, os encontros foram nos distritos de Rio Dourado e Professor Souza. “A próxima reunião será em Barra de São João. Em dois encontros, recebemos mais de 300 sugestões que serão encaminhadas ao prefeito Antonio Marcos”, disse o subsecretário de Planejamento e Processamento de Dados Roberto Hefler.
    As conquistas da população realizadas pelo poder público foram destacadas pelo assessor técnico Oscar Pires Júnior. “Boa parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura surgiram a partir das indicações dos moradores de todas as regiões do município, nas reuniões do Orçamento Participativo”, disse. As sugestões são apresentadas em formulários escritos. Cada morador pode indicar ao governo três sugestões de obras ou serviços que julgar necessários para a comunidade.
    — Considero que as sugestões da população durante os encontros do Orçamento Participativo estão cada vez mais elaboradas e consistentes. Os moradores que frequentam as reuniões do OP estão conscientes em pedir ações para o bem da coletividade. Isto demonstra o amadurecimento das pessoas quanto a cobrar do poder municipal resoluções de questões relevantes. Devido às realizações do governo, o OP vem conquistando mais credibilidade — considerou Roberto Hefler.
    A terceira reunião do Orçamento Participativo contou com moradores da cidade, região serrana e também das localidades do Varjão, Assentamento do Visconde e Ribeirão. Entre as diversas obras da Prefeitura, destaque para o projeto de saneamento básico em Casimiro de Abreu orçado em R$ 28 milhões, e do distrito de Barra de São João previsto em R$ 30 milhões. Na ocasião, os participantes puderam esclarecer dúvidas e fazer solicitações de qualificação profissional à secretária de Trabalho e Renda, Alessandra Teófilo.
    O ponto alto das reuniões do Orçamento Participativo é a hora de apresentar as sugestões nos formulários. Os estudantes Mario Lins e Leonara Bosco indicaram melhorias no atendimento hospitalar e contratação de mais pediatras. A dona de casa Nadir Pereira sugeriu uma van circular para transitar apenas no perímetro urbano de Casimiro de Abreu. A costureira Neli Oliveira pediu calçamento na rua onde mora no bairro São Sebastião. “Moro no Bairro Industrial. Precisamos de uma praça e um parquinho para as crianças. Acho que a Guarda Municipal também pode marcar presença no bairro como forma de inibir a delinquência infanto-juvenil”, opinou a costureira Zenilda Ourofino.
    Todas as propostas são analisadas pelo Gabinete do Prefeito. Havendo recursos financeiros que possam ser utilizados, as sugestões mais votadas entram para a Lei Orçamentária Anual de 2013 para serem realizadas.
    — O governo desde o início se mostrou disposto a ter a participação das pessoas nas decisões de obras e melhorias, oferecendo a elas a oportunidade de se manifestarem ordeira e organizadamente nas reuniões do Orçamento Participativo — comentou o prefeito Antonio Marcos.
    A próxima sessão do Orçamento Participativo será no dia 20, na Biblioteca Municipal, na Beira-Rio, em Barra de São João. Já no dia 27, o OP acontecerá na Creche Municipal do Palmital. Os encontros começam às 19 horas.
Publicado em 19/6/2012
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário