terça-feira, 5 de junho de 2012

Setter Irlandês Ruivo



GettyImagesSetter Irlandês Ruivo
Nome no BrasilSetter Irlandês Ruivo
Nome em inglêsIrish Red Setter
Nome originalIrish Red Setter
País de origemIrlanda

Descrição

Cão de médio porte e aparência elegante e longilinea. Sua pelagem é longa, lisa e sedosa, mas assume um aspecto mais curto na cabeça e nas orelhas e mais franjado no ventre, peito, cauda e garganta. A única cor aceita para essa raça é o castanho avermelhado, mais claro ou mais escuro, com ou sem manchas brancas no peito, garganta, dedos, face e focinho. Essa raça costuma perder pelo. 
Expectativa de vida: 11 a 15 anos. 
Altura macho: 66 a 71 cm 
Altura fêmea: 61 a 66 cm 
Peso: 25 a 34 Kg

Características

O Setter Irlandês Ruivo é uma raça ativa, brincalhona, dócil e amigável. Costuma se relacionar muito bem com crianças e outros animais, pois o instinto de guarda e a agressividade não fazem parte do temperamento do cão. Precisa de muita atividade física, limites e treinamentos para obediência ou pode se tornar destrutivo e difícil de controlar, ainda mais quando se sente entediado. Com limites estabelecidos e muita atividade física e mental o Setter Irlandês se torna uma companhia excelente para toda a família.

Cuidados básico

Não há uma frequência obrigatória de banhos, mas escovações devem ser feitas semanalmente. Essa prática já é suficiente para manter o pelo do cão limpo. Em épocas de troca de pelo deve-se escovar diariamente. Como com todos os Setters, deve-se ter atenção a emaranhados de pelos e nós que podem se formar na pelagem do cão. Tem tendência a epilepsia, hipotireoidismo e dilatação gástrica. Para evitar esse último deve-se alimentar o cão duas a três vezes ao dia ao invés de uma porção única e grande.

Alimentação

A quantidade de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do animal e pode ser encontrada nas embalagens. 
Deve-se alimentar o cão de duas a três vezes por dia e manter água à vontade. Cães de médio porte consomem rações medium breed. 
A qualidade da ração é fundamental para a saúde do animal. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas. 
Até os doze meses, o Setter Irlandês Ruivo é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 95 a 340 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes. 
A partir de um ano o cão é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 235 a 295 gramas/dia.

Espaço para criação

Todos os Setters são muito ativos, logo não é recomendado para a vida em apartamentos e espaços pequenos. Caminhadas e exercícios diários são necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário