Hoje é dia de pensar em honra, liberdade, paz, patriotismo… mas também é o momento de refletir sobre as nossas conquistas, como os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal Brasileira (educação, saúde, segurança, ação social, liberdade de pensamento, etc.).
O Brasil hoje se diz uma Nação livre, mas fora o brado de independência dado pelo príncipe regente D. Pedro I há exatos 189 anos, infelizmente ainda depende demasiadamente das decisões políticas de superpotências, como os Estados Unidos.
O que realmente preocupa é o fato de estarmos importando não apenas produtos e serviços, mas também comportamentos doentios e assustadores que se tornam cada dia mais corriqueiros por aqui, como malucos atacando a tiros escolas cheias de crianças, pessoas trocando comida saudável por fast food, preconceitos, entre outros. Daqui mais algum tempo estaremos importando também até a fome exagerada pelo poder absoluto e o medo dos ataques terroristas.
Não devemos nunca perder a capacidade de opinar, escolher, reclamar, exigir. Isso é patriotismo, é defender nosso legado, nossos direitos. Cruzar os braços, aceitar e assistir tudo de camarote enquanto destroem e depredam o patrimônio público – seja espaço físico ou recursos financeiros – é atitude covarde de quem não tem compromisso com a Pátria, seu Estado, sua casa, sua família, seus amigos, com o próximo.
Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário