quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Encanamento no teto do vizinho

Saiba como lidar com o inconveniente de ter de quebrar o banheiro do vizinho para consertar o seu
Na reforma do banheiro de um apartamento, quando não existe laje rebaixada (caixão perdido) que comporte o encanamento do esgoto, este estará abaixo da laje do piso, escondido por forro de gesso e com acesso por dentro do apartamento do vizinho do andar inferior.
A situação é delicada, pois para essa troca de encanamento você precisará da autorização do vizinho para entrar no imóvel e abrir o forro de gesso do banheiro dele.
O primeiro passo é entrar em contato diretamente com seu vizinho e solicitar a execução do serviço. Quando isso ocorrer, é conveniente apresentar um plano de ação para a realização desse trabalho. Faça um cronograma com data de início e término da obra, e apresente uma relação dos serviços a serem executados.
Antes de qualquer reforma, entre em contato com seu vizinho e solicite a execução do serviço
Abaixo, apresento alguns guias para a elaboração desse documento.
- Analise com o encanador o que deverá ser trocado, se são apenas os canos existentes ou se será necessária a mudança da posição das peças, como bacia, bidê ou ralo. Se essa for a finalidade, será preciso furar a laje para adequar as novas posições.
- Veja se a abertura do forro será apenas nos locais de intervenção ou será necessária a retirada total do gesso.
- Deixe claro que a retirada do entulho da obra será por sua conta, com a contratação de uma caçamba e transporte para o descarte em uma área de transbordo adequada.
- Teste o encanamento para ver se não há vazamentos antes de fechar o forro.
- Se for necessário abrir apenas uma parte do forro, verifique se foi feito com gesso acartonado ou placas, para completar com o mesmo material. O fechamento do forro pelo gesseiro deverá respeitar o forro original.
- Verifique se o acabamento de encontro com a parede foi feito com tabica ou moldura. Se tiver moldura, peça para o gesseiro identificar o modelo e comprar essa peça – é recomendável que seja feito com pelo menos três dias de antecedência. Em muitos casos, a moldura é fabricada sob encomenda.
- Reserve dois dias para aplicar massa e pintar. Aproveite para perguntar para o seu vizinho se ele manterá a cor ou quer trocar. Se houver acréscimo de valor na pintura, contabilize isso na sua despesa, afinal seu vizinho merece um agrado, não acha?



Nenhum comentário:

Postar um comentário