sábado, 24 de setembro de 2011

Emagreça a feijoada escolhendo o que comer

Evite o bacon e o refrigerante e reduza um pouco as mil calorias contidas no prato tradicional
Na calculadora, o resultado assusta: um prato tradicional de feijoada, sem contar as repetições, chega a 1000 calorias, mais da metade do que precisa diariamente um adulto normal.
Se esta informação incomoda os amantes da culinária brasileira que também querem ficar em dia com a balança, a nutricionista Carolina Santos faz os cálculos para ajudar a "emagrecer" a feijoada. A pedido do iG Saúde, ela elaborou um cardápio completo para o dia do banquete.
Segundo a especialista, as escolhas no café da manhã e do jantar ajudam a minimizar os efeitos engordativos para quem, pelo menos uma vez na semana, não resiste ao cheirinho de carne de porco, torresmo e feijão preto.
“Quem cuida da saúde precisa se conscientizar e se reeducar em relação aos hábitos alimentares no dia a dia. Mas não há necessidade de se privar totalmente do consumo de alimentos da preferência, exceto em casos de doenças”, afirma Carolina Santos.
“O indicado é aprender a ter limites no consumo, como também saber a hora e a quantidade certa para consumi-los”, completa.
O raio X da feijoada tradicional

1 concha média cheia de feijoada com as respectivas carnes: 346,5 calorias

2 colheres bem servidas de arroz branco : 150 calorias

2 colheres de sopa de farofa: 94 calorias

2 colheres de sopa de couve refogada com bacon: 100 calorias

1 unidade média de banana à milanesa: 100 calorias

1 unidade de laranja: 100 calorias

1 lata de refrigerante: 112 Kcal
As dicas para reduzir o teor calórico da feijoada
Antes da feijoada, coma bastante folhas e legumes coloridos. Eles ajudam na absorção da gordura
Primeiro passo: “Inicie a refeição comendo um prato de salada crua e colorida, contendo folhas verdes e legumes coloridos, que são fontes de fibras e dão maior sensação de saciedade, principalmente na hora de comer o prato quente, que é mais calórico”, orienta Carolina Santos. “Outra vantagem é que as folhas ajudam a controlar a absorção de gorduras e açúcares da alimentação.”
Segundo passo: Abra mão da banana à milanesa e do refrigerante “economize” 212 calorias. Carregue a concha da feijoada mais com grãos do que com carne e também deixe de lado o bacon da couve. Só fazendo isso são quase 400 calorias a menos no prato.
Terceiro passo: Faça da laranja a sobremesa e tenha uma opção doce de só 100 calorias.
O que comer em dia de feijoada?
Quando o prato for servido no almoço, você pode seguir as dicas listadas a seguir.
Café da manhã: um pão 100% integral com queijo branco e um copo de suco de fruta natural. Outra opção é preparar uma vitamina completa batida, contendo fruta, leite desnatado ou leite de soja light e cereais integrais (ex: granola, farelo de aveia, gérmen de trigo)
Jantar: “Prefira o consumo de um prato mais leve”, diz Carolina Santos
opção: sopa caseira de legumes, contendo verduras e legumes variados, frango desfiado, mandioquinha ou batata
A cerveja é altamente calórica - uma latinha tem 150 calorias. Atrelada à feijoada deixa a refeição ainda mais energética
Cuidados extras:

“As bebidas alcoólicas são altamente calóricas. Para se ter uma idéia, cada ml de álcool fornece 7 calorias. Uma lata de cerveja sozinha contém 150. Portanto, cada lata seria um adicional significativamente calórico na feijoada”



Nenhum comentário:

Postar um comentário