sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Planeje agora suas férias de janeiro

Quem compra passagens e hospedagem com antecedência economiza e reduz as chances de voltar da viagem com dívidas
Para curtir as férias de janeiro sem comprometer o orçamento, a dica é começar a planejar agora os detalhes da viagem. Apesar de ser considerada “alta temporada”, quem se programa com antecedência mínima de três meses consegue economizar até 50% e ainda tem mais opções de destinos, hotéis e passeios para escolher, segundo profissionais do setor.
Fernanda Ferrari e o namorado viajaram para Moscou no ano passado: sempre me programo com antecedência
“Quem se programa com antecedência reduz os custos e maximiza o prazer de viajar”, diz José Ricardo da Costa e Silva, professor do Ibmec de Brasília. Ele afirma que o bom planejamento é essencial para evitar que as férias se transformem em um pesadelo. “Não tem nada pior do que voltar de uma viagem cheio de dívidas”, diz. Ainda mais no começo do ano, época de pagar impostos e outras despesas, como a escola dos filhos.
A gerente de trade marketing Fernanda Ferrari é da turma que ama viajar e se planeja bem para isso. “Gosto de ir para algum lugar legal pelo menos uma vez por ano e sempre me programo com antecedência”, conta. “Além de economizar, você também aproveita muito mais a viagem”, diz Fernanda, que já visitou cidades como Moscou, Paris, Berlim, Praga, Budapeste e Santiago.
O primeiro passo para começar a montar uma viagem, segundo ela, é definir quanto poderá gastar nas férias e escolher a data e o local que deseja visitar. Depois, é hora de pesquisar tarifas e adquirir as passagens ou trocar milhas. “Procuro comprar tudo seis meses antes do embarque. Assim, posso escolher com calma. Parcelo em seis vezes e, quando chega a hora de viajar, já estou com tudo pago”, diz Fernanda. Outro hábito da gerente é comprar, ainda no Brasil, por hospedagem, ingressos para museus, shows e passeios que pretende fazer durante sua viagem.
Para Costa e Silva, do Ibmec, esse é o melhor modo de viajar. “O ideal é quitar antes da viagem todas despesas fixas, que incluem gastos com passagem aérea e hospedagem”. Outra medida importante para não comprometer o orçamento é reservar antecipadamente o dinheiro para gastos diários com alimentação, compras e presentes.
Para não errar na conta, a saída é pesquisar bastante. “Antes de viajar, procuro me informar sobre preços de refeições e transporte. Então estimo um valor médio para essas despesas e já reservo o dinheiro. Também determino antes quanto quero gastar em compras e presentes”, diz Fernanda. Ela reserva ainda verba extra para imprevistos. “Isso me dá flexibilidade para alterar alguma coisa no meu roteiro sem ter que fazer dívidas”, afirma.
Férias podem ser opção para investir na carreira
O que você pode levar na mala?
Para Marcelo Guterman, professor de finanças do Insper, o hábito é ideal para não se endividar nas férias. “Viagem é como reformar a casa. Você planeja uma coisa, mas vai agregando itens e no fim você sempre vai gastar um pouco a mais”, diz.
Para quem vai viajar para o exterior, a recente valorização do dólar frente ao real também exige cuidados. Guterman sugere travar ao máximo possível o câmbio para pagar itens como passagem e hotéis. Também é preciso cuidado extra com as compras feitas com cartão de crédito, já que a conversão para reais é feita com o câmbio do dia do fechamento da fatura – e não do dia em que o pagamento foi efetuado –, sem contar a tarifa do IOF. Especialistas sugerem ir comprando a moeda local aos poucos, para diluir a variação cambial.
Segundo a agência CVC, é cada vez maior o número de brasileiros que planejam suas viagens bem antes do embarque. Tanto que a empresa começou a vender neste ano pacotes com saída para até 12 meses. Antes, era possível comprar uma viagem com no máximo seis meses de antecedência. A vantagem, segundo a CVC, é ter mais tempo para pagar e poder escolher entre opções de voos e hotéis com preços mais em conta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário