Saiba por que mulheres com diferentes perfis, hábitos e áreas de atuação têm muito em comum quando os assuntos são competência, garra e sucesso profissional, e, além disso, nunca deixam de lado a feminilidade, o lado mãe, amiga, conselheira, fortaleza…mulher!
Não é novidade que as mulheres já detêm quase metade dos altos cargos executivos em multinacionais ou no comando de empresas que elas mesmas criaram ou foram designadas a alavancar, pois estavam “caídas”. Além disso, existem aquelas que trabalham por conta própria, que não tem chefes, mas muitas responsabilidades. Essa participação mais intensa da mulher no mercado de trabalho começou nos anos 90, com a globalização, a maior interação entre as pessoas e uma absurda velocidade da informação.
Porém, essa inclusão das mulheres num universo antes dominado por homens não tira das costas delas as responsabilidades de mãe ou mesmo das funções domésticas e familiares. Isso mostra realmente como as mulheres são mais guerreiras e obstinadas quando o assunto é profissional.
Casos como o de Vanessa Saab, diretora de marketing do Grupo Dumont Saab, da arquiteta Renata Marques, da dupla Ana Kasmanas e Monica Bari, sócias da Kasmanas – empresa de licenciamentos – e de Adriana Pedroso e Maria Cristina Porto, proprietárias da marca de sapatos femininos Masqué, comprovam a conquista das mulheres no mundo dos negócios.
Pesquisa da Endeavor publicada na imprensa* recentemente aponta que empresas inovadoras e de alto crescimento lideradas por mulheres têm mais facilidade em atrair e reter talentos do que as lideradas por homens, item considerado o maior entrave de qualquer empreendedor.
Enquanto 57,7% dos homens declararam ter dificuldades na área de recursos humanos ou no processo produtivo, este porcentual cai para 34,6% entre as mulheres.
A pesquisa aponta ainda que os homens se concentram em áreas mais tradicionais, como a indústria, e inovam principalmente na criação de produtos, enquanto as mulheres inovam no processo produtivo, como implementação de novas técnicas de marketing, recursos humanos e integração de equipe. Levantamento recente do Global Entrepreneurship Monitor mostrou ainda que 51% dos empreendedores brasileiros são do sexo feminino.Vanessa Saab
Vanessa Saab, Diretora de Marketing e Produto do Grupo Dumont Saab. A empresária de 41 anos está há mais de 20 anos no comando da divisão de marketing e produto da companhia. Considerada uma área estratégica dentro do Grupo, o setor foi responsável pelo reposicionamento dos relógios no mercado brasileiro, que vinham perdendo espaço para o uso de celulares e outras tecnologias.
Além disso, fortaleceu novamente a marca Dumont no mercado, que se firmou como uma das preferidas do público feminino nos últimos anos, com acessórios ligados às mais recentes tendências de moda. Vanessa também participou do processo de inclusão de diversas grifes internacionais de moda no portfólio do Grupo Dumont Saab, como a queridinha das fashionistas, Michael Kors, Marc by Marc Jacobs, Burberry, Emporio Armani, Armani Exchange, Fossil, Diesel e adidas.
Renata Marques
Renata Marques, arquiteta, especialista em gerenciamento de projetos, natural de São Paulo (SP). Com apenas 34 anos, Renata foi pioneira em gerenciamento de projetos arquitetônicos e há 7 anos comanda seu próprio escritório, sendo reconhecida num setor dominado por homens. Ela foi uma das responsáveis pelo gerenciamento de projetos e acompanhamento de obra da sede da TV Globo em SP, por exemplo.
De perfil meigo e delicado, Renata assume rapidamente uma postura forte e determinada quando o assunto envolve decisões profissionais. A intensa rotina profissional, repleta de viagens, não prejudica sua vida pessoal, já que é casada, tem uma filha e está grávida de outra menina. Além da família, Renata se dedica às atividades físicas diárias para manter a forma, mas tem a culinária como uma de suas paixões por reunir a família em momentos agradáveis.
Janine Closs e Natália Bonavita
Janine Closs e Natália Bonavita, proprietárias da Due B, empresa de Lifestyle & Concierge Management. Janine, gaúcha, e Natália, paulistana, formam uma dupla de empreendedoras visionárias que comandam um serviço ainda pouco conhecido no país: o atendimento personalizado às necessidades específicas dos clientes em alto luxo. Natália é formada em Hotelaria, com extensões na área de Marketing e Eventos, Hospitalidade e MBA focado na Gestão do Luxo. Conta com sete anos de atuação em segmentos focados no atendimento ao cliente em sua carreira.
Janine é formada em Programação Visual e Marketing, tem extensões em Planejamento e Organização de Eventos. Possui amplo expertise em atendimento comercial com 18 anos de gestão no varejo nacional. É palestrante em feiras, workshops e treinamento de equipes multidisciplinares.
Dra. Sylvana Braga
Dra. Sylvana Braga, médica especializada em medicina celular, ortomolecular, reumatologia e fisiatria. Natural do Rio de Janeiro, Sylvana abusou da garra e da coragem quando, em 1995, mudou-se para São Paulo para abrir seu consultório próprio, especializado em estética ortomolecular e dieta ortomolecular.
Seu amplo conhecimento a coloca como uma das grandes referências na área, o que a fez lançar, em 2005, o livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia”, que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural. Casada e mãe de dois filhos já adultos, Sylvana se diz apaixonada por sua profissão: “Nasci médica. Gosto muito da minha profissão, porque faço com amor. Gosto de ajudar os pacientes, orientá-los, dar limites, coordenar e organizar a vida das pessoas”.
Adriana Pedroso e Maria Cristina Porto
Adriana Pedroso, Designer de Sapatos, e Maria Cristina Porto, proprietárias da Masqué. Adriana Pedroso trabalha com moda há quase dez anos, segmento que acompanha desde criança por meio do trabalho da mãe, que é personal stylist. Logo depois da graduação em São Paulo em Desenho Industrial pelo Centro Universitário Belas Artes, mudou-se para Londres, onde definiu seu foco de atuação: criar sapatos. O próximo destino foi Barcelona, cidade na qual cursou design de sapatos e acessórios, no Instituto Europeu de Design.
De volta ao Brasil, ficou por cinco anos à frente da grife Sara Chofakian e, em 2010, criou a Masqué junto com a amiga de longa data Maria Cristina Porto. Enquanto Maria Cristina administra o crescimento da marca, Adriana faz de tudo para garantir uma produção cuidadosa e cada vez mais especial que visa oferecer sapatos femininos que combinem conforto, qualidade e detalhes que garantem peças atemporais.
Clarice Bertholdi
Clarice Bertholdi, proprietária e estilista da Lika. A estilista gaúcha Clarice G. Bertholdi começou a criar suas próprias roupas nos anos 70, pois não se conformava com o que era oferecido no mercado da moda. Decidiu, então, fundar a Lika, em 1986, e desde lá vem encantando o mercado com peças originais que possuem um toque diferenciado. Destaque para os detalhes e a delicadeza dos bordados artesanais que tornam cada modelo único. Desde 2002, a Lika exporta seus produtos para Espanha e Nova Iorque e, em 2005, conquistou o Prêmio de Destaque Exportador oferecido pela EMCOMEX.
Ana Kasmanas e Mônica Bari
Ana Kasmanas e Mônica Bari, fundadora e sócia-diretora da Kasmanas, respectivamente, empresa de licenciamento especializada no desenvolvimento de marcas nacionais para o programa de licenciamento. Ana já trabalha com licenciamento há mais de 20 anos e já foi sócia da Exim. Há 7 anos fundou a Kasmanas e se juntou à Mônica para comandar a empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário