Alimento é rico em antioxidantes do bem, mas deve ser preparado sem gordura
Um novo estudo atesta que a pipoca contém mais antioxidantes “do bem”, os chamados polifenóis, do que algumas frutas ou vegetais.
A quantidade dessas substâncias na pipoca era de até 300 miligramas (mg) por porção em comparação com 114 mg de milho doce e 160 mg por porção de fruta, de acordo com estudo apresentado durante reunião da American Chemical Society, em San Diego (EUA).
Isto porque os polifenóis se diluem nos 90% de água que compõe muitas frutas e legumes, enquanto ficam mais concentrados na pipoca, que em média tem apenas 4% de água, afirmam os autores do estudo.
Na dieta média americana, as frutas fornecem 255 mg de polifenóis por dia e os legumes fornecem 218 mg. Uma porção de pipoca forneceria 13% do consumo médio diário de polifenóis indicados por pessoa nos Estados Unidos, disseram os pesquisadores.
Os investigadores também descobriram que as cascas de pipoca – aquelas que ficam presos nos dentes - têm as maiores concentrações de polifenóis e fibras.
"Essas cascas merecem mais respeito", diz um dos autores do estudo, Joe Vinson, da Universidade de Scranton.
No entanto, Vinson advertiu: acrescentar manteiga e sal pode transformar este lanche em um balde de calorias. "A pipoca feita no vapor tem o menor número de calorias, é claro", disse Vinson. "Cerca de 43% da pipoca feita no microondas é gordura, em comparação com 28% se você mesma estalar o milho em óleo em uma panela. "
Vinson também acrescentou que comer pipoca não deve ser uma desculpa para ignorar as frutas e legumes frescos. Pipoca não tem as vitaminas e outros nutrientes encontrados em frutas e legumes, essenciais para uma boa saúde.
Vinson também acrescentou que comer pipoca não deve ser uma desculpa para ignorar as frutas e legumes frescos. Pipoca não tem as vitaminas e outros nutrientes encontrados em frutas e legumes, essenciais para uma boa saúde.
A pipoca é o único lanche em que o grão é 100% natural, não processado. Todos os outros grãos são processados e diluidos com outros ingredientes, e embora os cereais sejam chamados de 'grão inteiro,' isto significa simplesmente que mais de 51% do peso do produto é de grãos", disse Vinson.
"Uma porção de pipoca irá fornecer mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Em média, a pessoa só recebe metade de uma porção de grãos integrais por dia. A pipoca poderia preencher essa lacuna de uma forma muito agradável", observou ele.
O estudo foi financiado pela universidade e não recebeu dinheiro da indústria de alimentos. Os dados e conclusões de pesquisas apresentadas em encontros médicos devem ser vistos como preliminares
Nenhum comentário:
Postar um comentário