terça-feira, 27 de março de 2012

Mapa de Risco da Dengue é apresentado no Município de Casimiro de Abreu

A Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu apresentou hoje, dia 27 de março, no Espaço Cultural, o Mapa de Risco da Dengue. Esta ação acontece em parceria com a Secretaria de Fazenda, Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Transporte e ainda os setores de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica.
Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária, Valmir Coelho, a união destes órgãos é que possibilita todo o mapeamento e trabalho de prevenção contra o mosquito da Dengue. Ele explica que a Secretaria de Fazenda age notificando os proprietários de imóveis e aplicando a multa no IPTU caso seja reincidente o foco das larvas de mosquito. A Secretaria de Obras, quando não é encontrado o proprietário, por exemplo, realiza a limpeza dos focos via intimação da justiça que é acionada pelos órgãos competentes.
Todo município precisa cumprir metas do PNCD – Programa Nacional de Combate à Dengue, entre elas manter em 1% o índice de infestação, na melhor das hipóteses seria não ter o mosquito da Dengue, mas a população precisa cooperar e ser parceira das ações - comentou Maira Panza, Coordenadora da Vigilância em Saúde. Mas, mesmo assim Casimiro não tem epidemia de Dengue e a meta tem sido cumprida com resultados bem positivos, acrescentou.
 Casimiro de Abreu sai à frente criando o Programa Municipal de Combate à Dengue – PMCD, que além de manter o Município abaixo de 1%, índice de exigência do PNCD, ele amplia o trabalho com estratégias de intensificação de conscientização, eliminação dos criadouros e tratamento químico.
O Município trabalha com uma cobertura de 100%, realizada em 5 ciclos anuais, com estudo de tabela semanal, com visitação aos sábados, onde se consegue encontrar maior parte dos moradores em casa e com maior intesificação no verão.
Para todos os envolvidos nesta ação de combate à Dengue, a prevenção é o melhor caminho e participam desta operação como responsáveis: Valmir Coelho, Coordenador da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, Eduardo Branco, médico veterinário e supervisor técnico, Maira Panza Ramalho, Coordenadora da Vigilância em Saúde e Paula Sergipense Oliveira – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, além dos agentes de combate a Dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário