sábado, 10 de março de 2012

Personal trainers de musas dão dicas de como conquistar um corpão

Conheça as indicações dos profissionais que cuidam de perto do corpo das celebridades

Foto: AgNews
Grazi Massafera corre na praia: corpo sequinho e músculos bem definidos
Quem vê Grazi Massafera, Camila Pitanga, Ângela Vieira e Gracyanne Barbosa não consegue imaginar o quanto elas precisam suar para garantir pernas bem torneadas, barriga chapada e peso controlado. Para desfilar lindas e magras por aí, elas contam com a ajuda de um time qualificado de nutricionistas e personal trainers. O iG Delas pediu para três desses profissionais indicarem qual o caminho a seguir por quem quer conquistar um corpo como o dessas deusas.

Equilíbrio, esforço e determinação

Para emagrecer com saúde, não existe fórmula milagrosa. A combinação alimentação, exercícios e descanso é fundamental para garantir bons resultados. “Para que o organismo funcione corretamente e isso possa se transformar em boa estética corporal e bem-estar físico e mental,  os três pilares são necessários."

O bom funcionamento depende da interação entre atividade física regular, de três a cinco vezes por semana, alimentação saudável (rica em nutrientes e pobre em gorduras) e boa qualidade do sono (horas de sono ininterrupto)”, recomenda Marcus Vinicius Mattos, professor de educação física do Espaço Stella Torreão, responsável pelo treino de famosas como Camila Pitanga, Júlia Lemmertz e Ângela Vieira, no Rio de Janeiro.

Pernas saradas

Foto: AgNews
Gracyanne Barbosa exibe corpo com músculos bem definidos
Gracyanne Barbosa ganhou os holofotes com suas pernas bem torneadas exibidas na avenida, em pleno carnaval. Quer pernas assim? O personal trainer Xande Negão, que cuida do planejamento de exercícios da modelo, fala como conseguir. “Tem que treinar regularmente com exercícios de sobrecarga, sempre procurando superar os limites. Alem disso, é preciso seguir uma alimentação balanceada.”

Aos poucos

Os especialistas são unânimes em afirmar: progressão do exercício e descanso são essenciais para alcançar seu objetivo sem lesões. “Querer antecipar resultados acarreta lesões, o que impede a continuidade da atividade física e com isso amplia a distância dos objetivos. O organismo precisa de tempo para se adaptar aos estímulos, devendo então ser respeitada a individualidade biológica”, aconselha Marcus.

“Tem quem acredite que malhar perna todo dia trará resultado, mas é capaz de ganhar uma lesão. O corpo precisa de três coisas para um bom resultado: treino, alimentação e descanso. Se esta receita for seguida o resultado será alcançado”, diz Xande Negão.

Que atividade escolher?

A atividade deverá ser escolhida em função dos objetivos. “Quem busca tornear os músculos costuma recorrer a sessões individuais de musculação ou aulas coletivas de hidroginástica e ginástica. Quando o objetivo passa a ser uma redução no peso de gordura ou melhoria do condicionamento cardiorrespiratório, atividades aeróbias passam a ser as mais indicadas”, aconselha Marcus Mattos.

O personal trainer Flávio Settanni, responsável pelas belas curvas da apresentadora Luciana Gimenez, em seu site, recomenda que “cada um faça aquilo que mais gosta de fazer, desde que mantenha a freqüência cardíaca no valor adequado”. Saiba como calcular sua frequência cardíaca ideal.

Foto: AgNews
Dani Bananinha exibe barriga com "gordura zero"

Barriga chapada

Novamente o segredo aqui está na combinação exercícios mais alimentação correta. “Eu indico treino aeróbico regularmente e exercícios específicos para a região do abdômen (supra + infra + lateral). A alimentação balanceada ajuda muito”, diz Xande Negão, que também treina a modelo e dançarina Dani Bananinha. Vale salientar que, principalmente para essa região do corpo, a genética tem papel muito importante e pode ajudar ou atrapalhar.

Para secar as gordurinhas

Variar os exercícios é a melhor opção para quem quer emagrecer. “Um programa eficiente de mudança corporal deve dar prioridade ao aumento de tecido muscular e à diminuição do tecido adiposo”, aconselha Settanni.

A recomendação de Xande Negão é o circuito. “Exemplo: 10 minutos de aeróbico + abdominal + 10 minutos de aeróbico + 10 minutos de musculação com exercícios para os membros superiores + 10 minutos de aeróbico + 10 minutos de exercícios para membros inferiores.” No entanto, o personal alerta: esse tipo de treino é para quem já tem boa resistência, para os iniciantes o ideal é começar com 10 minutos de treino aeróbico, intercalando a musculação e finalizar com mais 10 minutos de aeróbico.

Quanto exercício fazer

Cada pessoa deve respeitar seu ritmo e determinar a freqüência de treino de acordo com seu objetivo. “Em regras gerais, no caso de musculação, ginásticas e suas variações, duas a três vezes por semana é o mínino. Atividades aeróbias, como corridas, pedaladas e natação, três a cinco vezes por semana, podendo chegar a até sete vezes por semana no caso de recomendações médicas, como por exemplo, para hipertensos e diabéticos, com tempo total de duração entre 30 e 60 minutos por sessão”, aconselha Mattos.

Comece desde já para arrasar no verão

Não adianta sair correndo para perder aqueles pneuzinhos quando o sol já estiver dando as caras por aqui e suas amigas estiverem se exibindo com biquínis de lacinho. “É preciso ter metas e cumpri-las”, avalia Xande.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário