sexta-feira, 23 de março de 2012

Profissionais do NASF de Casimiro de Abreu se reúnem para firmar Protocolo de Assistência

No dia 22 de março no Espaço Cultural Casimiro de Abreu a equipe multidisciplinar do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família se reuniu com especialistas das coordenações de Saúde Básica, de Farmácia e Saúde mental para debater um Protocolo de Assistência. O objetivo é criar medidas de controle do receituário de psicotrópicos, medicamento que com uso indevido causa dependência química e está sendo considerado hoje no Brasil uma questão de saúde pública, visto o grande aumento de brasileiros dependentes destes medicamentos.
Segundo o Programa do governo federal “a Saúde da Família caracteriza-se como a porta de entrada prioritária de um sistema hierarquizado, regionalizado de saúde e vem provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde no SUS”. O NASF tem como base principal de atuação trabalhar diretrizes de interdisciplinaridade, intersetorialidade, educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.
Presentes ao evento a Subsecretária de Saúde Magna Rosa Miranda e os responsáveis pela equipe multidisciplinar, o psiquiatra Dimitri Abramov, a psicóloga Cintia Franco, nutricionista Débora Coelho, assistente social Rita Barcelos, ginecologista Antônio Santa Rosa, Coordenador do NASF Alexandre Meneses, Coordenadora de Saúde Mental, Patrícia Lima e Coordenadora de Farmácia Aline Franco, além dos profissionais de saúde envolvidos no sistema de ESF.
Para Dimitri Abramov, psiquiatra facilitador do evento esta especialização é uma maneira de integralizar as demandas da sociedade, diminuir as filas de espera dando suporte aos profissionais que trabalham no ESF e que não possuem tal especialização para atuarem com as urgências que aparecem. A proposta é articular com os profissionais de atenção básica de saúde uma contra-referência para acolher os usuários e criar um levantamento dos usuários regulares de medicações para previsão e controle do Sistema de Farmácia Central, assim como outros assuntos de importância para a melhora da qualidade de prestação de serviço e atendimento de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário