terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mortes por diabetes podem dobrar na próxima década, alerta OMS


Mortes por diabetes podem dobrar na próxima década, alerta OMS

Organização Mundial da Saúde ressalta as consequências da doença, sobretudo, na população de países menos desenvolvidos

Mais de 200 milhões de pessoas no mundo têm diabetes e cerca de um milhão morrem a cada ano por causa da doença, número que pode dobrar na próxima década se não forem tomadas medidas urgentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os números foram divulgados por ocasião do Dia Mundial do Diabetes no próximo domingo, 14 de novembro. Em comunicado, a OMS ressalta as consequências da doença, sobretudo, na população de países menos desenvolvidos.
"A maioria das pessoas com diabetes vive em países de renda baixa ou média e têm entre 45 e 64 anos", destaca a organização.
Nestes países, os meios para controlar e detectar a tempo a doença são insuficientes devido à elevada despesa que representa para seu sistema sanitário. Devido a estas precárias condições, cerca de 80% das mortes por diabetes são registradas em países de renda baixa e média.
O efeito do diabetes não controlado é a hiperglicemia (aumento das taxas de açúcar no sangue), que com o tempo afeta gravemente muitos órgãos e sistemas. Segundo a OMS, manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas e não fumar são algumas das medidas que ajudam a prevenir o diabetes.
A Assembleia Geral da ONU pediu aos chefes de Estado que realizem uma cúpula para tratar sobre a prevenção e o controle do diabetes e de outras doenças. EFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário