quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Antissinais, base, hidratante, protetor e muito mais: é o BB Cream


Nova categoria de cosmético promete múltiplos benefícios de uma só vez. Mas não jogue fora seus produtos de beleza antes de entender o que o BB Cream pode fazer por você

Um produto que reúne, de uma vez só, hidratante, protetor solar, primer, base e ativos antissinais. Parece um sonho, mas é BB Cream. As duas letras B significam blemish balm, ou, em português, bálsamo para imperfeições. Na prática, é um cosmético multifuncional, que trata e maquia ao mesmo tempo, tornando mais prática a rotina de beleza de quem adota o produto.
BB Cream promete tratamento e maquiagem em um só produto. Veja as opções à venda no Brasil. Foto: Thinkstock
1/5
O BB Cream surgiu na Alemanha nos anos 1960, e servia para tratar da pele de quem fazia tratamentos dermatológicos agressivos, como peelings químicos. Mas foi na Coreia que o cosmético virou mania. “As coreanas têm como ideal de beleza uma pele de criança, naturalmente livre de imperfeições”, conta a maquiadora sênior da MAC, Fabiana Gomes. “Com o BB Cream a pessoa fica mais bonita, porque ele minimiza os poros, as linhas finas, equilibra a cor da pele, as manchinhas, mas de forma leve. Não fica vestígio de produto na pele”, completa Fabiana.
Não existe um padrão das funções múltiplas que um BB Cream deve ter, mas todos eles vão além de um hidratante com cor ou um protetor solar tonalizante. “A versão da Dermage tem cinco funções”, diz Simone Ribeiro, gerente de inovação da marca. “Ele funciona como base, escondendo as imperfeições; como protetor solar, porque tem FPS 35; é hidratante; controla a oleosidade da pele; e previne os sinais da idade”, explica.
“O BB Cream é tratamento e maquiagem ao mesmo tempo”, diz Ricardo Cosenza, maquiador e supervisor de treinamento da Dior no Brasil. A versão da Dior faz parte da linha Hydra Life, que é focada em hidratação e prevenção dos primeiros sinais da idade. “A ideia do produto é simplificar a vida, para que a mulher use um produto só em vez de usar vários”.
Não dispense os outros produtos (ainda) 
Abrir mão de hidratante, proteção solar, base e produtos antienvelhecimento não é algo que todas as mulheres possam fazer, alerta Fabiana. “Em alguns casos é possível dispensar a base: se você tem uma pele bonita, sem imperfeições, o BB Cream pode dar conta de uniformizar a cor. Mas se você precisa de mais cobertura, pode usar primeiro o BB, como um primer, e depois a base”, aconselha.

Pessoas que tenham feito tratamentos dermatológicos que sensibilizem a pele, ou que precisem de proteção solar intensa por ter a pele muito branca também não devem usar apenas o BB, que, mesmo oferecendo fator de proteção 30 ou 35, pode não ser suficiente. “Neste caso é melhor pecar pelo excesso e aplicar o filtro solar antes do BB Cream”, aconselha Fabiana.
Donas de peles muito secas, especialmente no inverno, podem precisar de hidratação antes de passar o BB Cream. Isso porque, para peles muito secas, os princípios ativos do produto podem não dar conta de deixar a pele hidratada. “Se a maquiagem craquelar, é necessário passar hidratante antes do BB sim”, diz a maquiadora sênior da MAC.
Dicas de aplicação 
Creme se aplica com os dedos, base se aplica com pincel. E o BB Cream? “Pode aplicar de um jeito ou de outro”, conta Cosenza. Se você se sentir melhor aplicando com os dedos, lembre-se de garantir que sua mão esteja muito limpa. “Se as mãos estiverem sujas, tocar o rosto pode contaminar a pele”, alerta Fabiana. Outra dica é tocar o rosto com suavidade, para não fazer pressão desnecessária e criar marcas e rugas onde elas não precisam aparecer.

Se você for adepta dos pincéis, pode comemorar. “O pincel deixa o acabamento mais profissional”, diz Fabiana. “O pincel de base achatado, que parece uma língua de gato, é apropriado. Aplique o produto começando pelo centro do rosto e levando para as extremidades. Se achar necessário, pode aplicar pó por cima, e complementar com blush e máscara de cílios”, sugere Cosenza.
Onde encontrar? 
Se na Coreia o BB Cream é um fenômeno e praticamente todas as marcas de cosméticos têm sua versão do produto, no Brasil a indústria ainda está descobrindo esta nova categoria multifuncional. Atualmente existem cinco marcas com BB Cream em seus catálogos: A MAC, com a versão creme e compacta, e com três tonalidades diferentes, a Anna Pegova, com duas tonalidades; e a Dermage e a Dior, cada uma com uma tonalidade só, que promete se adaptar a todos os tons de pele. A Maybelline, que já lançou seu BB Cream no mercado internacional, deve lançar no Brasil no início de 2013 a sua versão, que promete oito benefícios em um só produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário