terça-feira, 13 de novembro de 2012

Feijão e outras leguminosas melhoram a pressão e o diabetes, aponta estudo


Alto teor de fibras seria uma das explicações para o efeito benéfico. Conheça as outras

Getty Images
Leguminosas: estudo canadense aponta novos benefícios para quem as inclui na dieta
Pessoas com diabetes do tipo 2 podem observar melhora na pressão sanguínea e nos níveis de glicose se adicionarem mais feijões e outras leguminosas na dieta , apontam pesquisadores canadenses.
Grão-de-bico, lentilhas e feijão são ricos em proteínas e fibras, que podem melhorar a saúde docoração . Isso porque eles têm um índice glicêmico baixo – uma espécie de medida da quantidade de açúcar em cada alimento que pode também ajudar a controlar o diabetes, explicam os pesquisadores.
“Sempre se soube que as leguminosas eram boas para o coração, mas agora descobrimos que elas ajudam de uma forma inesperada”, disse David Jenkins, um dos pesquisadores e o titular da cátedra de Pesquisa em Nutrição e Metabolismo da Universidade de Toronto (Canadá).
Entre os diabéticos, acrescentar leguminosas à dieta, “não apenas melhorou o controle da glicose mas – e isso nos surpreendeu – teve um efeito significativo sobre a pressão arterial”, disse Jenkins.
O porquê das leguminosas terem tal efeito sobre a glicose e a pressão arterial, ainda não é conhecido, disse Jenkins. O efeito é muito provavelmente devido às proteínas, fibras e minerais que eles têm, observou o pesquisador. Jenkins recomenda a adição de mais legumes à dieta.
“Eles vão fazer bem para você. Vão ajudar a manter a pressão arterial baixa, a glicemia sob controle e ajudar a manter o colesterol baixo.”
A pesquisa foi publicada online na revista Archives of Internal Medicine. Para o estudo, a equipe de Jenkins selecionou aleatoriamente 121 pacientes com diabetes tipo 2 para comer uma xícara de leguminosas por dia ou produtos integrais.
Estas melhorias na pressão arterial e na glicose sanguínea se somam a um melhor controle do diabetes e a um risco reduzido de doença cardiovascular, afirmaram os pesquisadores. O estudo foi financiado em parte por uma organização sem fins lucrativos que congrega produtores de leguminosas – culturas que incluem grão de bico, lentilhas, favas e soja.Ao longo de três meses, os pesquisadores descobriram que aqueles que comeram leguminosas tiveram uma melhora no nível de açúcar no sangue de 0,5 em comparação com 0,3 daqueles que comeram produtos integrais. Além disso, os comedores de leguminosas registraram uma redução na pressão arterial de 4,5 mm Hg, em comparação com uma redução de 2,1 mm de Hg entre aqueles que comeram os integrais.
“Para as pessoas com diabetes tipo 2, incluir as leguminosas como parte de uma dieta saudável é um ótimo complemento. Elas não só têm um índice glicêmico relativamente baixo, mas estão cheias de fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais”, afirmou Samantha Heller, fisiologista do exercício e coordenadora de nutrição clínica do Centro de Câncer do Hospital Griffin, em Derby, Connecticut (EUA).
As leguminosas fornecem uma alternativa nutritiva e saudável para o coração às fontes de proteína bem menos saudáveis como as carnes vermelhas e processadas. Vários estudos sugerem uma ligação entre o consumo de leguminosas e uma menor incidência de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer , juntamente com uma melhor gestão do peso.
“Mesmo que as pessoas não possam comer um prato cheio de leguminosas por dia, como fizeram neste pequeno estudo, inclui-las na dieta certamente vai proporcionar muitos benefícios à saúde. Elas são ótimas para usar em molhos, com macarrão, em saladas, burritos, sopas, cozidos e até mesmo em brownies”, ensina ela.
Para Minisha Sood, endocrinologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York, os pacientes ainda precisam de planos alimentares individualizados:
“Não há nenhuma recomendação padrão para a dieta de baixo índice glicêmico. É mais benéfico para os meus pacientes a recomendações de uma dieta sob medida”, diz ela.
Sood disse que sempre olha para áreas problemáticas bem específicas, tais como o controle da porção ou o costume de beliscar. Nenhuma dieta ou comida serve para todos os pacientes, acredita a médica.
“As recomendações dietéticas devem ser baseadas nos gostos e no estilo de vida do paciente. Elas realmente exigem aconselhamento nutricional em profundidade.”
Embora o estudo tenha encontrado uma associação entre o consumo de leguminosas e a diminuição da pressão arterial e da glicose no sangue, ele não prova uma relação de causa e efeito entre as duas coisas, salientam responsáveis pelo estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário