segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A fórmula do peito de frango dourado e suculento


Veja dicas para nunca mais maldizer o peito de frango por ele ser seco e sem graça; e pratique com nossas receitas

Peito de frango grelhado com arroz integral. Foto: Dulla
1/17
Quando se pensa em peito de frango, logo vem à cabeça comida de regime. Aquele filé esturricado e, muitas vezes, sem cor nenhuma. Mas quem disse que precisa ser assim? O peito de frango é versátil e pode ser usado em diversas preparações saborosas. Perguntamos para especialistas em galináceos, quais são os melhores truques para fazer essa carne ficar suculenta e douradinha.
Descongele a carne naturalmente 
Ricardo Wildeisen, sócio da Frangaria , em São Paulo, diz que o ideal é usar o produto resfriado. Como é difícil encontrar filés nessa condição, a dica é descongelar a ave o mais naturalmente possível, dentro da geladeira. "Nunca coloque a bandeja de frango na água para acelerar o processo, nem fora do refrigerador", diz. Segundo Orlando Junior, chef do também paulistano Galeto's , só então ele deve ser temperado e levado para assar.

Acerte o tempero 
Evite marinar o frango por um longo período de tempo quando utilizado sal e qualquer tipo de ácido, como limão ou vinagre. Ambos desidratam a carne.

Capriche no corte 
"Não faça filés muito finos", ensina o chef do Galeto’s. É importante também cortá-los de maneira uniforme para que todas as partes assem ao mesmo tempo.

Deixe o frango mais molhadinho 
Com o cozimento, o frango começa a soltar água e criar um molho. “Regue o frango com seu próprio líquido. Para deixá-lo douradinho, vire-o de tempos em tempos. Assim, ele assa por igual até ganhar uma corzinha”, explica Rodrigo.

Cozimento no forno e na brasa 
A temperatura não deve ser nem tão baixa, para a carne não ressecar, nem alta demais, a ponto de ela ficar crua no meio -- 180ºC é ideal. “Para o frango não assar muito depressa, coloque uma vasilha com água dentro do forno. Ela vai criar vapor e manter a umidade", diz o sócio da Frangaria. "Acenda o forno com antecedência para atingir a temperatura ideal", completa Orlando. Quando o filé já estiver dourado, diminua a temperatura para terminar o cozimento. 

Prepare os filés na frigideira 
Para fazer os filés de frango na frigideira, a regra do calor é a mesma. "Caso seja salteado, a dica é esquentar bastante a panela e colocar um filé de cada vez para a temperatura da frigideira não cair", diz Orlando. "Quando os dois lados estiverem prontos, diminuia o fogo para terminar a cocção."

Dá ainda para misturar as duas técnicas: frigideira e forno. Depois de saltear o frango, finalize o cozimento no forno, que deve estar em temperatura média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário