A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu realizará em junho, cinco reuniões do Orçamento Participativo para o próximo ano. A primeira delas acontece segunda-feira, dia 11, às 19 horas, no distrito de Rio Dourado, na Escola Municipal Christiane Salles. A agenda inclui ainda reuniões em Professor Souza (dia 13), em Casimiro de Abreu (dia 18), em Barra de São João (dia 20) e em Palmital (dia 27).
O Orçamento Participativo (OP) é realizado no município desde o primeiro ano do governo que assumiu em 2009. De acordo com a secretária de Planejamento, Eliane Benjamin, muitas obras estão sendo realizadas através das prioridades levantadas durante as reuniões com a comunidade. “Temos o privilégio de ter uma comunidade que busca resolver seus problemas através da proposição de obras e serviços a serem realizados pela administração”, revela.
Durante os encontros, os participantes indicam três necessidades que consideram prioridades em suas comunidades. Ao final, os dados são computados e as necessidades com o maior número de indicações encabeçam os relatórios que vão para o Gabinete do Prefeito para as considerações e determinações para as ações do ano seguinte.
— Mesmo depois de explicarmos que as prioridades que podemos atender passam pela administração municipal, alguns cidadãos descrevem necessidades como telefone público, policiamento ostensivo, entre outros. Essas demandas não ficam sem encaminhamento. Damos os destinos necessários para que essas necessidades sejam atendidas pelas autoridades competentes — reforça o subsecretário Roberto Hefler.
Até mesmo os lugares mais remotos do município já receberam obras do Orçamento Participativo, como é o caso de Macharet, na divisa entre os municípios de Casimiro de Abreu e Nova Friburgo. Ali, uma ponte foi construída. Após a determinação do prefeito Antonio Marcos para as obras do OP identificam-se e buscam-se os recursos necessários para suas realizações.
No entanto, nem todas as obras podem ser realizadas no tempo em que a comunidade deseja, apesar de serem colocadas como prioridade. “Temos recursos para fazer uma Praça em Campos Elíseos. O problema é que a Prefeitura precisa de uma área legalizada para fazer a obra. Infelizmente ainda não conseguimos”, diz o subsecretário. O município de Casimiro de Abreu vem recebendo dezenas de obras que são apontadas pelas comunidades como as creches em Barra de São João e Rio Dourado, a melhoria no sistema de transporte coletivo entre os distritos, construção e reforma de várias praças, como as do Jardim Aparecida e Feliciano Sodré na sede da cidade, entre outras.
AGENDA:
Reuniões do Orçamento Participativo
Rio DouradoSegunda-feira, 11 de junho, às 19 horas
Escola Municipal Christiane Salles
Escola Municipal Christiane Salles
Professor SouzaQuarta-feira, 13 de junho, às 19 horas
Ginásio Poliesportivo
Ginásio Poliesportivo
Casimiro de AbreuSegunda-feira, 18 de junho, às 19 horas
Auditório do CRAS
Rua Armindo Júlio Mozer, s/n – Mataruna
Auditório do CRAS
Rua Armindo Júlio Mozer, s/n – Mataruna
Barra de São JoãoQuarta-feira, 20 de junho, às 19 horas
Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade
Rua Bernardo Gomes, 338 (Beira-Rio)
Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade
Rua Bernardo Gomes, 338 (Beira-Rio)
PalmitalQuarta-feira, 27 de junho, às 19 horas
Creche Municipal de Palmital
Creche Municipal de Palmital
Nenhum comentário:
Postar um comentário