sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Iniciada a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa em Casimiro de Abreu

    A Secretaria de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu iniciou a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. A realização é feita pelo Departamento de Pecuária. A campanha acontece de 1º a 30 de novembro. Desta vez, serão vacinados apenas animais com até dois anos de idade. A Prefeitura atenderá a cerca de 120 propriedades rurais espalhadas pelo município. Há 15 anos não há registro da doença no Estado do Rio de Janeiro.
    Os profissionais do Departamento de Pecuária estão visitando as localidades rurais do Palmital, Rio Dourado, Boa Esperança, Sapê, Assentamento do Visconde, Ribeirão, Carrapato, Serra do Macharet, Quarenta, Brejão, Cachoeira de Macaé, Pai João, Ipuca, Matumbo, Córrego da Luz, Quilombo, São Romão e Paquita. A equipe promove ainda um trabalho de conscientização com os produtores.
    Em maio de 2013, acontecerá a etapa seguinte de vacinação contra a aftosa. Naquela ocasião, o produtor deverá vacinar novamente todos os animais de qualquer idade. A alteração foi solicitada pelo secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, e autorizada pelo Ministério da Agricultura. Isso atende a reivindicação dos pecuaristas fluminenses, pois os índices de imunização do rebanho superiores a 90% nas últimas campanhas mantêm a segurança sanitária contra a doença no Estado. A decisão representa redução de despesas de mais de R$ 1,7 milhão para o setor com aquisição de vacina e pagamento de mão de obra. A estimativa é que sejam vacinados quase 860 mil animais com até dois anos de idade. O rebanho estadual é de 2,13 milhões de cabeças.
    — A grande quantidade de chuvas no mês de novembro costuma interferir no processo de vacinação. A partir de agora, o problema será reduzido, pois somente os animais mais jovens serão manejados. Lembramos que apesar de parcial, após a vacinação continua sendo obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. Na Declaração de Vacinação deverão constar todos os bovídeos da propriedade - tanto os imunizados na etapa Novembro quanto os dispensados — explicou o secretário de Agricultura, Ubirajara Pina.
    Sintomas da aftosa - Febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia, queda na produção leiteria são sintomas da doença que podem ser evitados cumprindo o calendário oficial de vacinação. O Ministério da Agricultura recomenda que a aquisição de animais ocorra apenas com a guia de vacinação em dia, e que o transporte seja feito por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA). Os animais vindos de outras fazendas devem ser isolados, vacinados e observados por 15 dias antes de integrar o rebanho. A aftosa pode afetar os animais de casco fendido como os bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.

Publicado em 7/11/2012
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário