De fácil cultivo, espécie aproveita dias curtos e temperaturas amenas para florir
Muito encontrada nas florestas da região Norte do Rio de Janeiro, a flor-de-maio recebeu esse nome por florescer de forma natural apenas neste mês. “Isso se deve aos dias mais curtos e às temperaturas mais baixas dessa época, que são fatores ideais para o desenvolvimento dessa espécie”, explica Michel de Graaff, do Studio Floral de Holambra.
Nas cores branca, amarela, salmão, pink, cor-de-rosa, laranja e vermelho, a flor-de-maio pertence a família das cactáceas e é de fácil cultivo. Segundo Sara Peres, designer floral, a planta deve ser cultivada em terra orgânica bem drenada e não muito ácida.
“Para diminuir a acidez, coloque no substrato uma colher de chá de cal hidratado e misture bem”, afirma Sara. Além disso nunca deixe-o solo encharcado ou a planta diretamente no sol.
Usada como pendente
Apesar do fácil cultivo, é necessário muito cuidado com a flor-de-maio quando seus botões ainda estiverem fechados, pois são sensíveis e podem cair facilmente. “É importante comprar a planta com botões razoavelmente desenvolvidos”, diz Graaf.
A flor-de-maio pode ser colocada dentro de casa ou em varandas , em vasos simples no chão ou suspensos do ar, como as samambaias, deixando suas folhas e flores caírem.
Conhecida também por cacto-de-natal, cacto-de-maio e flor-de-seda, esta espécie já pode ser encontrada florida o ano todo, devido a sua grande procura nos últimos anos. “Os produtores enganam a planta, simulando dias curtos para florir”, diz Graaff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário