quarta-feira, 19 de junho de 2013

Oficina propõe atividades a serem realizadas no Parque Natural Municipal Córrego da Luz


Unidade de Conservação Municipal preserva rica biodiversidade de fauna e flora da Mata Atlântica

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu realizou oficina sobre o plano de manejo do Parque Natural Municipal Córrego da Luz. O encontro aconteceu em Figueira Branca e reuniu representantes do poder público, moradores, entidades e empresários. O grupo discutiu possíveis atividades a serem realizadas dentro da unidade de conservação e em seu entorno.

O Parque Córrego da Luz foi criado com os objetivos de proteger e preservar os ecossistemas naturais da Mata Atlântica, permitir a realização de pesquisa científica, além de propiciar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico. As informações levantadas servirão para a elaboração do plano de manejo, documento que vai nortear as ações dentro da unidade e em sua zona de amortecimento.

Os participantes sugeriram uma série de atividades ligadas ao turismo ecológico e de aventura, como caminhadas, arvorismo, espaço para pique-nique e área de camping. Indicaram ainda um estudo de viabilidade para realização de trilhas suspensas e trilhas eqüestres guiadas. 

— Estas atividades são de interesse dos participantes da oficina e devem ser consideradas se houver consenso de que não contrariam os esforços da conservação ambiental. São propostas que dependem de avaliações e pesquisas mais específicas para sua implementação —, observou o diretor de Departamento Ambiental da Semmads, Luizmar Mozer.

A oficina também discutiu propostas de zoneamento da unidade, definindo o que pode ou não acontecer em cada área. A delimitação é uma das etapas do plano de manejo e visa indicar os trechos destinados à preservação total, pesquisas científicas, atividades de recreação, lazer e educação ambiental. Também foram analisadas as áreas que poderão ser utilizadas para infraestrutura, como auditório, recepção, alojamento, banheiros, cozinha, estacionamento, entre outros.

Parque Natural Municipal Córrego da Luz – Com 107 hectares de Mata Atlântica preservados, o Parque é considerado pela Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) como Unidade de Conservação Integral. Seu nome faz menção ao rio Córrego da Luz, que cruza toda a localidade e resguarda grande importância por propiciar o turismo de lazer em Casimiro de Abreu. 

O Parque está localizado na região serrana de Casimiro de Abreu, compondo o corredor ecológico da Serra do Mar e do Mosaico Mico-Leão-Dourado, áreas de preservação da biodiversidade consideradas como extremamente alta. Sua vegetação ajuda a formar os corredores ecológicos, permitindo a ligação entre as florestas da APA de Macaé de Cima e das Reservas Biológicas União e de Poço das Antas.

Um levantamento sobre a fauna local registrou a ocorrência de pelo menos 112 espécies de aves, sendo 22 endêmicas, como tangará, pica-pau rei, periquito-rico, saracuna do mato, beija-flor-rajado, chauá. Também foi identificado o anhangá, ave criticamente em perigo, além das espécies coleiro do brejo e a cigarra-verdadeira, que estão em perigo de extinção. Entre as espécies vulneráveis, destacam-se o maguari, biguatinga, pato do mato e o curió. Entre os mamíferos, destacam-se o bugio, macaco-prego, onça parda, jaguatirica, além do mico-leão-dourado, espécie endêmica e ameaçada de extinção.

Publicado em 19/6/2013
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário