quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto Trem Cultural da Fundação Casimiro de Abreu é vencedor do Prêmio Rio Sociocultural


O projeto Trem Cultural da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu foi um dos cinco premiados na 4ª Edição do “Prêmio Rio Sociocultural”. A solenidade foi realizada na terça-feira (25), no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro. A bailarina Ana Botafogo e o coreógrafo Carlinhos de Jesus anunciaram os grandes vencedores. O presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, representou a instituição e o município.
A edição 2013 contou com dez projetos finalistas. Os cinco escolhidos para receberem o prêmio foram Agência de Redes para a Juventude, do Rio de Janeiro; Idosos com Amor, de Cabo Frio; Luar de Dança, de Duque de Caxias; Projeto Jurujuba – Pescando Sonhos, de Niterói; e Trem Cultural, de Casimiro de Abreu. Ao todo, foram 387 projetos inscritos de 69 municípios.
— O grupo Trem Cultural é motivo de orgulho para o município de Casimiro de Abreu. Suas ações artísticas e educativas ajudam a promover mais o conhecimento e o gosto pela leitura, principalmente entre as crianças. O prêmio é um importante reconhecimento —, comentou Gustavo Marchiori. 
As ações vencedoras foram escolhidas por um júri composto por representantes das instituições patrocinadoras. Cada uma delas recebeu R$ 15 mil. A premiação Rio Sociocultural surgiu em 2009 com o objetivo de incentivar projetos de promoção de crescimento social, além de aumentar a autoestima de comunidades fluminenses. A realização é do Rio Solidário — Obra Social do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva. 
Trem Cultural – O projeto foi criado com o objetivo de incentivar e promover a leitura. No início, os integrantes auxiliavam as crianças internadas no Hospital Municipal de Casimiro de Abreu. Atualmente, as ações acontecem em escolas públicas, asilos, bibliotecas e palcos do município. Cerca de 500 pessoas são atendidas por mês.  Mais de 40 mil crianças, jovens e idosos já foram assistidos pelo projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário