terça-feira, 25 de junho de 2013

MUSEU DE CASIMIRO DE ABREU

Foto: Rede SerraMar.com

Localização:
Rua Bernardo Gomes, s/nº
Praça As Primaveras
Barra de São João
 
Horário de Funcionamento:
Terça à Sexta das 9h às 17h.
Sáb das 13h às 17h.
 
Situada na Praça Primavera, à margem do Rio São João, como num quadro de pintura, enfeitada por flores de flamboyants, a casa onde nasceu o poeta. Do período colonial, construção atípica de um só pavimento, de linhas simples, com um salão e quatro salas laterais, servia de residência e de local de trabalho de seu pai, comerciante de madeiras. Nesta casa, em 04 de janeiro de 1839, nasceu o poeta, ali residir até os 10 anos, retornando anos mais tarde, tuberculoso, falecendo em 18 de outubro de 1860.
Em 1957, foi doada pelo proprietário da época ao Estado, para ser instalada a "Casa de Casimiro de Abreu". Em 1974 foi restaurada para abrigar um Centro Cultural, com auditório, biblioteca, sala de artes e uma pequena exposição homenageando o poeta.
 
O acervo da exposição é pequeno porque, tendo Casimiro de Abreu morrido de tuberculose, seus pertences foram queimados. No salão central estão três antigas viaturas doadas pela FUNTERJ e painéis fotográficos de Barra de São João. Na primeira sala da ala esquerda ficam os livros e objetos referentes ao poeta, objetos retirados do seu túmulo, fotos, reproduções fotográficas, sua correspondência e edições raras da obra de Casimiro de Abreu. Na segunda sala localiza-se a biblioteca contendo 6000 obras didáticas. Na ala direita, as duas salas se destinam à leitura, palestras, etc., e a administração do museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário