Dermatologistas dão dicas de como escolher um bom produto para cada problema
Os primeiros sinais do envelhecimento começam a aparecer já aos 25 anos de idade. Em farmácias, drogarias, lojas de departamentos e até mesmo em supermercados a oferta de cosméticos que prometem parar os sinais do tempo é imensa – e no meio de tantas opções, como escolher um bom produto? O Delas foi conversar com dermatologistas para ajudar nessa tarefa. Tudo indica que, para acertar na compra, o jeito é ficar ligada nos rótulos dos potinhos em busca dos princípios ativos indicados. Saiba quais são as composições mais indicadas para rugas, manchas e flacidez.
RUGAS
Segundo a dermatologia Mariane Shono, da Clínica Nuno Osório, o primeiro passo para escolher um bom creme antirrugas é levar em consideração algumas particularidades da pele: “Precisamos considerar se a pele é oleosa, seca ou mista; o grau de envelhecimento; se a pele é sensível a determinados componentes e a área a ser tratada”, diz. Mas como não se perder no meio de tantas embalagens e rótulos, que, às vezes, não estão nem mesmo escritos em português? De acordo com Adriana Leite, dermatologista e colunista do Delas, rugas são causadas pela perda de líquido, então a dica é procurar produtos que levem ácido hialurônico na fórmula, ingrediente de poderosa ação hidratante.
MANCHAS
Além da idade, outras causas de manchas na pele são espinhas, traumatismos, varizes e o sol. O uso diário do filtro solar é a melhor maneira de evitar o problema, mas, se as manchas já estão instaladas, o tratamento deve ser feito à base de despigmentantes. “Os cremes para manchas são indicados em casos de hiperpigmentação da pele, como melasma. Eles agem como clareadores, mas apenas na superfície, pois as manchas mais profundas só clareiam com laser”, explica Adriana Vilarinho.
No mercado existem várias opções de cremes contra manchas. Adriane Leite recomenda para suas pacientes fórmulas com agentes despigmentantes suaves, como ácido kójico, glicólico e/ouemblica. Importante: durante o tratamento de manchas deve-se evitar o sol e fazer uso constante do bloqueador solar.
FLACIDEZ
“A flacidez é causada pela degradação das fibras elásticas por meio do envelhecimento natural da derme. Outros fatores agravantes são a exposição aos raios ultravioleta e perda de gordura natural, acarretando a diminuição de volume”, explica a médica Mariane Shono, sobre flacidez e suas implicações no contorno do rosto. Para combater o problema, Adriana Leite recomenda cremes comácido retinóico (para estimular a produção de colágeno) e também formulações de efeito tensor ou com ingredientes como polipeptídeos protéicos; antioxidantes e outros nutritivos e firmadores, como o cálcio.
Apesar da grande oferta de produtos, antes de comprar qualquer cosmético é aconselhável marcar uma consulta com o dermatologista. Só o médico vai poder avaliar e indicar corretamente os produtos adequados para o seu tipo de pele, além de acompanhar e verificar o progresso do tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário