Desvinculada do romantismo e do sexo, a sedução é uma poderosa aliada para atingir objetivos nos negócios e no dia a dia. Veja dicas para melhorar sua capacidade sedutora
A sedução não se restringe apenas à conquista 
amorosa. A arte desempenha também um importante papel nas relações 
familiares e sociais e pode ser um fator decisivo para ter mais sucesso 
no âmbito profissional. Se pode ser assim tão decisiva, como dispor 
dessa capacidade de encantar o outro com o objetivo de fazer prevalecer o
 próprio interesse?
              
                              Getty Images
                
Sedução nos negócios e no dia a dia: além da ideia de romantismo
Na opinião do cientista político e professor da ESPM Heni Ozi Cukier, investir no autoconhecimento e               identificar as próprias habilidades é o primeiro passo para seduzir.
 Quem não pretende ir tão a fundo, dando início a uma terapia ou um 
acompanhamento com “coach”, como sugere, pode fazer o exercício de olhar
 para dentro de si.
“É preciso reconhecer qualidades, admitir fraquezas e 
observar padrões repetitivos sem fazer julgamentos. É um processo, não 
acontece do dia para noite. Meditar também é uma ótima maneira de se 
conhecer”, continua o professor, que atualmente ministra um curso 
intitulado “A arte da sedução nos negócios e no cotidiano” na Casa do 
Saber. Portanto, é essencial ter disposição para a busca e para o 
crescimento. “Uma pessoa acomodada dificilmente conseguirá seduzir”.
              
                              Fernando Esselin
                
Heni Ozi Cukier, cientista político e professor da ESPM: 'uma pessoa acomodada dificilmente conseguirá seduzir'
              Conhecer o alvo, ou as pessoas a serem seduzidas,
 é outro aspecto fundamental do processo de sedução. E não requer muito 
esforço de um sedutor, que deve ser um observador nato e estar sempre 
atento ao contexto ao seu redor, reparando na forma como o outro se move
 e fala. “Ele está mais ligado no outro do que em si próprio”, diz Heni.
              O primeiro passo em direção à atenção ao outro é usar uma palavra mágica: o nome dele.
 De acordo com o norte-americano Dale Carnegie, morto em 1955, orador e 
autor de best-sellers sobre como influenciar pessoas, o próprio nome é o
 som mais doce e importante para uma pessoa. “O ser humano tem natureza 
egocêntrica”, diz Heni.
              Carisma é uma das principais qualidades do sedutor e pode ser desenvolvida.
 Ao contrário do que se imagina, não se trata de um dom, nem é algo 
místico. “Tem a ver com a postura, presença, com a maneira que a pessoa 
se move”, explica Heni. Sorrir com suavidade e demonstrar interesse no 
outro durante a conversa gera encantamento.
Mais do que a aparência, aliás, que pode até atrapalhar 
na hora de seduzir. “Pessoas muito bonitas não acham que precisam 
aprimorar técnicas para persuadir, e aí se tornam menos sedutoras. 
Beleza também gera inveja e preconceito”. O especialista, no entanto, 
ressalva: “Se alguém for muito bonito e sedutor, ele está em vantagem”.
              Tem mais poder quem conta melhor uma história,
 e não quem tem mais dinheiro ou status. “Na era da informação, ou da 
saturação da informação, o discurso como forma de poder é crucial. 
Construir uma boa história é uma arte para poucos”, diz Heni.
              O que não fazer
            
Impossível seduzir sem saber quais são os comportamentos anti-sedutores.               Mesquinharia e crítica em demasia podem repelir as pessoas.
 “Afinal, ninguém quer ficar ao lado de alguém que é sufocante, moralizador, bruto, ou impaciente”.
Influenciar é a palavra de ordem da psicologia da 
persuasão. Para exercer empatia, é preciso perceber o que o outro quer e
 sintonizar-se com quem quer influenciar. Uma vez que essas dicas sejam 
incorporadas na retórica, não é preciso mudar a personalidade ou 
melhorar a aparência para dominar o poder da sedução. O esforço do 
sedutor será mínimo e a resistência do seduzido vai diminuir.
Mas é necessário não se esquecer de que               a linguagem corporal, ou não-verbal, diz muito.
 É possível fazer a leitura dos sentimentos e emoções de uma pessoa por meio de gestos e movimentos corporais.               Ombros caídos, braços e pernas cruzadas indicam uma postura defensiva, de alguém que está fechado.
 Tiques nervosos como roer as unhas, bater mãos e pernas denotam nervosismo, bem como sorrir o tempo todo demonstra insegurança.
Para ter bons resultados em uma investida, adote algumas 
dicas de sub-comunicação. Toque a pessoa de vez em quando, dose o 
contato visual para não intimidá-la e reduza a velocidade dos 
movimentos, caminhando mais devagar. São práticas que ajudarão sua 
abordagem, seja na vida pessoal ou profissional.

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