sábado, 15 de junho de 2013

A festa (junina) da caloria

Base dos pratos típicos é nutritiva, mas o preparo rico em açúcares e gorduras faz do evento um perigo à saúde do coração

Foto: Divulgação/Luna Garcia
Para não comprometer a dieta, escolha apenas um dos dois. Paçoca ou pé-de-moleque?
É uma overdose de calorias. Ao final de uma festa junina (muito) bem aproveitada, a ingestão de calorias pode chegar a duas mil – em apenas uma noite.
Os pratos têm como base ingredientes nutritivos e benéficos. A composição dos quitutes, porém, é responsável por transformar o saudável em perigo, prinicpalmente ao coração, alerta o cardiologista do Hospital Nove de Julho, José Luiz Cassiolato.
O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em gorduras boas e vitaminas. Sozinho, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Nas versões pé-de-moleque e paçoca, indispensáveis em uma boa festa caipira, são tão perigosos quanto saborosos.
Segundo Cassiolato, o abuso isolado requer uma mudança de hábito do sistema digestivo. Alimentos com muita gordura retardam a digestão, elevam os índices de colesterol e aumentam a pressão arterial.
Diabéticos, cardíacos e hipertensos, pela recomendação médica, devem aproveitar a festa para pular a fogueira, dançar quadrilha e, se possível, comer os pratos in natura. Milho cozido e pinhão estão na lista das comidinhas sem contraindicação. Para aliviar o "drama", ingerir um docinho – mas apenas um, frisa o cardiologista – também é permitido. Com o quentão e vinho quente, porém, não há diálogo ou exceção: "Estão banidos do cardápio do grupo de risco.""Fartar-se de tais guloseimas pode ser catastrófico. Esses alimentos, somados ao consumo de bebidas alcoólicas doces, são gatilhos para problemas cardíacos, como oinfarto, por exemplo. Nas pessoas ditas saudáveis, os riscos são menores, mas não devem ser desprezados", afirma.
O peso da brincadeira
Em média, 100 gramas de paçoca contêm 570 calorias. O pé-de-moleque não fica muito aquém: 440. Os grandes vilões desses doces são as gorduras e os açúcares, pontua Rosangela Rossi, nutricionista da clínica Equilíbrio, em São Paulo.
"Para que a festa não seja a tortura da restrição, o conselho é escolher bem as comidas e limitar o consumo. Evite dois pratos típicos que levam ingredientes semelhantes, e muito pesados. Escolha entre a paçoca e o pé-de-moleque, e se delicie com apenas uma unidade", propõe a nutricionista.
Puro creme do milho
A mesma mistura bombástica é responsável por comprometer a imagem do milho – cereal rico em amido, fibra, vitamina A e antioxidantes –, sempre valorizado por ajudar no funcionamento da flora intestinal e na saúde da pele. Quando utilizado no preparado da pamonha, a manteiga ou banha de porco sacrificam o valor nutritivo, processo também visto no cural e arroz doce.
Foto: Getty ImagesAmpliar
Bolo de milho: macico gostoso e calórico
Apesar de fofos e menos adocicados, os bolos de fubá e de milho também são ricos em calorias.
Embora o milho seja um ingrediente fundamental no preparo, a quantidade utilizada na fabricação é baixa, o que limita o benefício nutricional.
“São pratos muito gordurosos, com excesso de açúcares ou gorduras na composição. Substituir o leite integral pelo desnatado, a farinha branca pela integral e usar o adoçante no lugar do açúcar ajuda a reduzir os prejuízos à saúde”, sugere a especialista.
A mesma matemática vale para as bebidas. Vinho quente e quentão também podem ser mais magros. Temperos e especiarias disfarçam o sabor amargo do adoçante, e deixam a bebida light tão saborosa quanto a original, garante Roseli.
Nem só de censura vivem os pratos das festas juninas. O pinhão pode ser ingerido sem tanta moderação e controle. Em média, dez unidades têm 150 calorias, uma relação de custo benefício interessante que, de quebra, ajuda a saciar a fome, ou a vontade de comer.
Confira abaixo a tabela nutricional da festa junina e dicas para minimizar os efeitos danosos da comilança: 
 

ARROZ DOCE
Tradicional:140
Light: 67

QUENTÃO
Tradicional:150 
Light: 45

BOLO DE MILHO 
Tradicional: 190 
Light:150

PÉ-DE-MOLEQUE 
Tradicional: 440
Light: 68

PAÇOCA 
Tradicional: 570
Light: 500

CURAU 
Tradicional: 274
Light: 74

PAMONHA 
Tradicional: 258 
Light:103

CANJICA 
Tradicional: 263 
Light:166

Dicas:
- Substitua a farinha branca pela integral
- Troque o açúcar refinado pelo adoçante

- Use leite desnatado (ou de soja light) em vez de integral

- Acrescente aos doces como bolos, arroz doce e curau sementes de linhaça, aveia, quinua e canela em pó. São alimentos nutricionalmente importantes para a saúde e que incrementarão as preparações

Nenhum comentário:

Postar um comentário