terça-feira, 18 de junho de 2013

Unidades de Saúde oferecem agilidade ao acolherem população


Treinamento dos profissionais tem por objetivo fortalecer atendimento humanizado e qualificado

O atendimento das unidades da Estratégia Saúde da Família - ESF em Casimiro de Abreu está acontecendo com ainda mais agilidade e direcionamento. Desde o início deste ano as equipes que atuam nos postos estão recebendo treinamento que possibilita implantar o serviço de acolhimento dos usuários. Trata-se de uma política do Ministério da Saúde para fortalecer a Atenção Básica. O objetivo é que os profissionais de saúde estejam mais preparados para avaliar a necessidade do paciente e encaminhá-lo corretamente para um exame, consulta ou outro procedimento.  

Na última sexta-feira, dia 14, dezenas de profissionais se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Saúde para o último treinamento. Orientados pela equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ligado à coordenação da ESF, enfermeiros e técnicos em enfermagem já colhem bons resultados em suas unidades desde que começaram a pôr em prática os conhecimentos sobre acolhimento. 

Thaís Gomes é enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Barra de São João. “Acredito que o acolhimento está proporcionando mais segurança ao paciente, que mesmo por vezes deixando a unidade sem o atendimento pontual, sabe que sua necessidade será suprida e corretamente direcionada”, avaliou. 

A cozinheira Sueli Pereira avalia que o atendimento na unidade de saúde do BNH ganhou agilidade depois que a equipe passou a fazer o acolhimento dos pacientes. “Precisei de uma orientação sobre um exame de rotina e consegui realizá-lo um dia depois que procurei o posto”, informou. 

De acordo com a coordenadora da Estratégia Saúde da Família em Casimiro de Abreu, Magna Miranda, o objetivo do treinamento é fortalecer a política de humanização da Administração Municipal e qualificar ainda mais os atendimentos e os espaços nas unidades básicas. “Com o “acolhimento”, a população percebe que sua demanda sempre será resolvida. Os pacientes não deixam as unidades sem uma informação sobre sua necessidade”, complementou. 

Implantado pela atual gestão da Secretaria de Saúde no pronto-atendimento do Hospital Municipal, o acolhimento já se estendeu a todas as unidades da Estratégia Saúde da Família.

Publicado em 17/6/2013
 
 

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