domingo, 29 de abril de 2012

Exames de ressonância mostram que adultos jovens e idosos deprimidos têm atividade cerebral parecida

Foto: The New York Times Pesquisa mostrou que idosos mentalmente saudáveis conseguem regular melhor suas emoções do que jovens
Estudos sugeriram que as condições dos idosos melhoram quando eles se libertam dos arrependimentos – já os adultos mais jovens, com mais tempo para efetuar mudanças na vida, podem obter mais benefícios continuando arrependidos.
Agora, pesquisadores alemães estão estudando a atividade cerebral para compreender o mecanismo biológico por trás desse fenômeno. Eles relataram as descobertas no periódico Science.
Com o uso de exames de ressonância magnética funcional, os pesquisadores descobriram que, após estarem diante de uma oportunidade perdida, as atividades cerebrais de adultos jovens (idade média de 25 anos) e de idosos deprimidos (idade média de 65 anos) eram semelhantes na região do cérebro denominada estriado ventral, a qual está associada a sentimentos de arrependimento.
Os idosos saudáveis exibiam um padrão cerebral diferente, sugerindo que eles eram capazes de regular as emoções de forma eficaz.
"Parece que temos a capacidade permanente de usar o cérebro para regular nossas emoções, mesmo quando somos velhos", afirmou a primeira autora do estudo, Stefanie Brassen, neurologista do Centro Médico Universitário de Hamburg-Eppendorf.
Ela e seus colegas pediram aos participantes que jogassem um jogo de computador criado para causar arrependimento diante de uma oportunidade perdida. Os jogadores podiam abrir caixas que continham ouro ou o diabo – se encontrassem o diabo, o jogo terminava e eles perdiam o que haviam conseguido. Os jogadores podiam decidir se queriam continuar jogando ao fim de cada rodada.
Após perder uma oportunidade, os jovens e os idosos deprimidos jogavam com mais ousadia as rodadas seguintes. Isso supostamente se deve ao arrependimento preservado de rodadas anteriores.
Os idosos saudáveis, diferentemente, não tendiam a se arriscar mais nas rodadas finais.
Por meio do estudo dos mecanismos cerebrais subjacentes, associados ao arrependimento, talvez seja possível fornecer treino e preparação para regular as emoções, afirmou Brasse

Nenhum comentário:

Postar um comentário