Infográfico sobre a maternidade no Brasil mostra que o Rio Grande do Sul é o líder em mães mais velhas. VejaA Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que 15% do total de partos mundiais sejam do tipo cesárea. A maioria das mulheres, portanto, deveria dar à luz de forma natural mas existe hoje, no mundo todo, um excesso de cirurgias dentro das maternidades.
No Brasil, conforme levantamento inédito feito pelo Delas com as últimas informações do Ministério da Saúde, em 16 Estados os partos normais são minoria dos casos. O Conselho Federal de Medicina (CFM) classifica o fenômeno como epidemia e já iniciou uma investigação para apurar os motivos por trás do impulso das cesareanas.
Neste infográfico especial, é possível descobrir quais locais concentram os maiores índices de cesáreas, além de outras informações sobre a maternidade brasileira. Uma das informações mapeadas, por exemplo, é que todo dia 12 mulheres com mais de 40 anos viram mães no País. A idade avançada da mulher pode ser uma das razões para opção cirúrgica, conforme acreditam os obstetras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário