quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ter uma dieta composta por esses vegetais pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer colorretal, de acordo com um novo estudo


Foto: Getty Images Ampliar
Brócolis e couve-flor: ação protetora contra o câncer de cólon
Comer frutas e vegetais, e manter uma dieta da qual fazem parte alguns tipos específicos de verdura pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer colorretal, de acordo com um novo estudo.
Eles também descobriram que o hábito de comer mais maçãs e vegetais amarelo-escuros estava ligado a um risco significativamente reduzido de câncer de cólon. O estudo será publicado na edição de outubro do Journal of the American Dietetic Association.
Pesquisadores australianos examinaram a dieta de 918 pacientes com câncer colorretal e de 1.021 pessoas sem histórico da doença e descobriram que o consumo de certos vegetais da família das brassicáceas, como brócolis, couve, couve-flor e repolho, por exemplo, parece reduzir o risco de câncer no cólon superior, enquanto uma alimentação rica em frutas e hortaliças (contando-se aí o consumo total diário de vegetais) reduz o risco de câncer na porção inferior do cólon.


“Frutas e vegetais foram extensivamente analisados em pesquisas nutricionais por sua característica protetora contra o câncer colorretal. No entanto, essa proteção tem sido objeto de debate, possivelmente por causa de efeitos diferentes em distintas porções do intestino grosso”, disse o pesquisador principal do estudo, Lin Fritschi, chefe do Grupo de Epidemiologia do Instituto de Pesquisas Médicas da Austrália Ocidental.
"Pode ser que parte da confusão sobre a relação entre a dieta e o risco de câncer se deu devido ao fato de que os estudos anteriores não levaram em conta o local do câncer [colorretal]. A replicação destes achados em grandes estudos pode ajudar a determinar se um maior consumo de vegetais é um meio para reduzir o risco de câncer no cólon”, concluiu Fritschi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário