quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prefeito Antonio Marcos dá boas vindas aos novos integrantes dos projetos Bolsas Auxílio e Estágio

    A Prefeitura de Casimiro de Abreu recebeu os 72 novos beneficiados pelos projetos Bolsa Auxílio e Bolsa Estágio, realizados pela Secretaria de Trabalho e Renda. Foram 500 inscrições este ano. O evento aconteceu na quinta-feira (26), na Casa de Cultura Estação. O prefeito Antonio Marcos recepcionou os estudantes e seus familiares, além de integrantes do governo. Os dois projetos contam com 260 participantes.
    De acordo com a secretária de Trabalho e Renda Alessandra Teófilo, o governo municipal tem investido desde a educação infantil ao ensino superior, já que a Prefeitura oferece transporte para 900 universitários e bolsas remuneradas de auxílio e estágio para estudantes nas repartições públicas municipais “A Prefeitura prestigia o ensino e a geração de mão de obra qualificada”, destacou a secretária.
    Na solenidade de boas vindas, a coordenadora dos projetos Bolsa Auxílio e Bolsa Estágio Dayana Gomes citou a aprovação da estudante Sarah Robaine para o curso de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro graças ao projeto Pré-Vestibular Social da Secretaria de Assistência Social. Outros quatro estudantes foram aprovados para universidades públicas com a ajuda do projeto.
    Outra estudante que se destacou no evento foi Alfonsina Costa, de 78 anos de idade. Nascida no Pará, há três anos ela se mudou para Casimiro de Abreu. Depois de criar nove filhos, e de ter 28 netos e 14 bisnetos, a idosa decidiu voltar a estudar e está cursando o segundo ano do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Casimiro de Abreu.
    — Priorizei os filhos, pois não havia condições de eu concluir os estudos com uma família grande e enfrentando dificuldades para criá-los. Estou realizando o sonho de ter um diploma de professora, e quem sabe no futuro, poderei cursar uma universidade. Estou muito grata à cidade de Casimiro de Abreu que escolhi para viver até o fim da vida. A Prefeitura está me dando uma grande oportunidade pessoal e profissional —, disse Alfonsina.
    A chance de fazer parte dos projetos Bolsa Auxílio e Bolsa Estágio empolgou os estudantes Matheus Queiroz e Arthur Barros, que vão concluir o ensino médio. “Esse trabalho vai me ajudar nas despesas da família”, disse Arthur. O colega de turma Matheus faz planos. “Além de ajudar em casa, vou me preparar para cursar a faculdade de Comunicação Social”, sonha. O aluno do curso de Educação Física, Cássio Lisboa, também ficou feliz por ter sido selecionado. “Moro em Barra de São João e vou poder ajudar na área de esportes da Prefeitura, além de me auxiliar no pagamento e despesas do curso”, disse Cássio, que já ganhou vários campeonatos de jiu-jitsu.
    O vereador Paulo Nova Barra representou a Câmara Municipal e elogiou a iniciativa do governo nas ações de geração de renda e conhecimento. “Creio que esta é uma excelente oportunidade para que os bolsistas colaborem com a administração pública, e que também conheçam de perto a seriedade dos projetos e do trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Antonio Marcos”, comentou.
    O prefeito Antonio Marcos agradeceu a parceria com a Câmara dos Vereadores na aprovação de projetos como o Bolsa Auxílio e Bolsa Estágio, além da criação da Lei Municipal que garante transporte gratuito para os universitários. “Nossa frota própria de ônibus e outros veículos garante aos estudantes do ensino fundamental transporte de qualidade para todas as escolas municipais”, lembrou.
    Outros projetos e convênios foram mencionados pelo prefeito Antônio Marcos como o núcleo do Instituto Federal Fluminense que funciona na Secretaria de Educação com o curso técnico em Segurança do Trabalho e o compromisso de instalação de um núcleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense em Casimiro de Abreu. “Reformamos todas as escolas, construímos creches em Barra de São João e Rio Dourado. Ainda este ano, concluiremos uma escola no Jardim Aparecida para mais de 300 alunos, e outra no Palmital que beneficiará 220 estudantes. Para combatermos a ignorância e a dependência, nada melhor que investir em educação”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário