segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Atividade física: formas divertidas de envolver as crianças

Passeios em família, acampamento e até jogos de videogame podem servir de estímulo para a prática no ano que se inicia
Pais podem incluir seus filhos nos planos para 2012 relacionados a exercício físico tornando estas atividades mais divertidas para as crianças, afirma um especialista na área. Manter uma rotina de exercícios, entre outros benefícios, pode até melhorar o desempenho escolar.

 O segredo para envolver as crianças é tornar a atividade física divertida
“Se você diz ‘vamos dar uma volta esta tarde’, boa parte dos meninos e meninas irá perguntar ‘mas temos que largar a televisão e o videogame?’”, alerta Michael Berry, presidente do Departamento de Saúde e Exercícios na Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte, Estados Unidos. “Crianças gostam de brincar com jogos, portanto os exercícios devem se orientar tanto pelo esporte quanto pela brincadeira”.
Segundo Berry, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos aconselha que as crianças pratiquem atividades físicas por pelo menos uma hora, todos os dias, incluindo exercícios recreativos que exercitem os músculos.
Ele selecionou dicas importantes para os pais transformarem as atividades físicas em algo prazeroso e divertido para seus filhos neste ano. Confira:
Permita que a criança escolha atividades e ressalte o lado divertido de se exercitar em família
- Convide-as a criar uma ‘lista de desejos’ dos exercícios, para entender o que seus filhos querem realmente fazer. Permita que eles escolham entre algumas opções de exercícios físicos ao longo dos meses.
- Substitua a tradicional ‘noite da pizza’ em família por uma noite de exercícios físicos, para que todos se beneficiem da iniciativa.
- Caminhe até a escola com as crianças, dê uma volta no bairro para ver as decorações de fim de ano e visite locais propícios à atividade física infantil, como parques e playgrounds.
- Brinque em trampolins ou paredões de escalada. Não se esqueça dos equipamentos de segurança e da presença de um monitor.
- Planeje para a semana duas ou três atividades físicas para seus filhos, de meia hora de duração cada. Escolha atividades que exijam muita energia e movimentação. Jogos de videogame também valem. Berry sugere o jogo “Just Dance”, para Nintendo Wii.
- Inscreva as crianças em times de futebol ou basquete e acampe com toda a família em parques e reservas. Esportes e viagens são opções saudáveis e divertidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário