quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Caminhada faz bem para sistema cardiovascular, diz preparador físico

Nutricionista e preparador físico Bruce Cotta falam de benéficos da atividade.
Karin Honorato também dá dicas de alimentação para quem pratica exercícioA nutricionista Karin Honorato conversa com o profissional de educação física Bruce Cotta sobre caminhada. Eles vão falar dos benefícios da atividade para o corpo e para organismo, da forma indicada de fazer o exercício, de como ela pode ajudar na dieta e na saúde.
Para quem deseja começar a praticar a caminhada, Cotta recomenda um acompanhamento médico. Ele ressalta os benefícios da atividade em relação ao condicionamento cardiovascular. “O seu coração fica mais forte, você consegue controlar o seu nível de pressão, o seu nível de glicose sanguínea, você consegue controlar a relação do colesterol, então você tem toda uma melhoria do seu sistema cardíaco e do seu sistema cardiovascular com a caminhada”, afirma.
saiba mais
Projeto Caminhar faz 2,3 mil atendimentos no 1º fim de semana Projeto Caminhar em BH realiza atividades para estimular o bem estarO profissional em educação física indica e periodicidade e a intensidade que o exercício deve ser feito para que valer como uma atividade aeróbica. Segundo ele, a caminhada precisa ser feita de forma regular, de três a cinco vezes por semana. Com relação ao ritmo, Cotta recomenda um nível de esforço “pelo menos moderado”. “Seria o equivalente a você fazer a caminhada e conseguir conversar com uma leve dificuldade, você ter uma leve sensação de estar ofegante”, explica.
Muito praticada nos dias de hoje, a corrida também é citada pelos profissionais. Cotta ressalta a importância da caminhada para quem deseja começar a correr. “Quem nunca correu, é importante fazer um trabalho de evolução gradativa, conseguir aumentar de cinco a seis vezes por semana a frequência da caminhada. Então conseguir fazer com uma velocidade um pouquinho maior e você começar a intercalar algum tempo de caminhada com o estímulo de corrida”.
Alimentação
Para quem pratica a caminhada, Karin recomenda que uma hora antes e uma hora depois da atividade, a pessoa consuma alimentos energéticos, “principalmente fontes de carboidratos”. Entre eles, a nutricionista indica frutas, sucos e vitaminas; o pão integral com geléia ou queijo magro; e os iogurtes com adição de um cereal, como a aveia.
Karin ainda ressalta a importância da hidratação, com água e água de coco, antes durante e depois da atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário