País planeja destruir ou proibir produto se testes encontrarem qualquer nível de fungicida cujo uso seja proibido em solo americano
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) suspendeu as importações de suco de laranja do Brasil e outros países e planeja destruir ou proibir o produto se testes encontrarem qualquer nível de fungicida cujo uso seja proibido no país, de acordo com informações do site da agência de notícias Bloomberg.
Os resultados de testes feitos em cargas nos portos devem ser ainda nesta semana. Traços do fungicida carbendazim, que estudos relacionam ao aumento do risco de tumores no fígado em animais, foi encontrado em suco de laranja produzido no Brasil e exportado aos EUA. O Brasil é responsável por 41% das importações dos Estados Unidos, de acordo com dados oficiais.
Além do Brasil, o carbendazim é usado em vários países da União Europeia, por exemplo, mas seu uso vetado em pomares de laranja nos EUA. De acordo com a Bloomberg, também está testando suco que já foi colocado à venda no mercado norte-americano. Isso porque geralmente o produto contém uma mistura de suco importado e produzido domesticamente, de acordo com Siobhan DeLancey, uma porta-voz da FDA.
Se traços do fungicida forem encontrados, a agência vai informar o público e "tomará as medidas necessárias para assegurar que o produto seja removido do mercado", de acordo com a porta-voz.
Coca-Cola
Para Dan Schafer, porta-voz da Coca-Cola, que produz o suco da marca Minute Maid, "o suco brasileiro é segundo e sempre foi. Essa é uma questão que causa impacto a toda empresa que fabrica produtos nos Estados Unidos contendo suco de laranja do Brasil", afirmou. As informações são da Dow Jones e do site da Bloomberg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário